15 dezembro 2008

Imbróglio ou Besidróglio?

Informação de Serviço nº 73/2007/PJ de 30 de Março (...) por proposta da Companhia Arte Pública, alegando dificuldades técnicas e logísticas, a peça de teatro para a infância, que integra o Contrato Programa entre a Câmara Municipal de Beja e essa edilidade artística “Um esdadigrário no Armário”, será substituída por uma outra “O Mundo da Gente”.
Um ano depois ao que consta
aqui «Um esdadigrário no armário» estará na Casa Amarela a 20 e 21Dez pelas 17h00. Curiosamente no site da Arte Pública nada consta... mas também como não consegui encontrar esdadigrário no dicionário nada me espanta já. Deve ser mais um imbróglio da net ou um besidróglio da cultura, sei lá!

1 comentário:

Falso Staff Shakespeare disse...

Tanto pode ser "Imbróglio" como "Besidróglio"!!!

No entanto, é preciso referir que a palavra "Besidróglio" tratar-se-á de um neologismo criado num contexto de humor de inspiração algo simplista. Se não me engano, o seu criador ou, pelo menos, divulgador foi um certo jornalista/apresentador/actor de televisão chamado Júlio César.

O "nascimento do Besidróglio" remonta ao Outono de 1987, quando esse tal Júlio César apresentava na RTP 1 um concurso denominado "Saber A Valer". Era um concurso que, tal como o nome indica, remetia, como tantos outros, para questões de cultura geral. Era cheio de "gags" e outros detalhes com algum humor, que o apresentador ia tirando da cartola de quando em quando, mas que, a dada altura, se tornaram algo repetitivos e desinspirados. Aliás, ao contrário de outros concursos, o "Saber A Valer" não durou muito tempo... Sei que começou a ser transmitido algures no já distante Outono de 1987, mas já não me lembro se chegou a entrar em Janeiro de 1988... Tenho ideia que não "sobreviveu" ao Natal de 1987, mas posso estar enganado...
Eram também outros tempos - não havia canais privados e isso ainda era uma ideia algo remota. TV Cabo?!? Quem falava nisso? Havia uns endinheirados, meios excêntricos, que se gabavam de ter uma "antena parabólica", mas era uma tecnologia ainda na "infância" e ainda sujeita a algumas falhas. O fundamental é que eram uma minoria muito pouco significativa. Desta forma, podia-se dizer que a RTP estava nas suas "7 Quintas"! Havia uma competição (fictícia!) entre o Canal 1 e o Canal 2... da RTP! Era só para dar um pouco de emoção e agitar um bocadinho o quotidiano televisivo.

-O que era afinal o "Besidróglio"?
-Nada mais do que um descomunal adereço do concurso da RTP 1 "Saber A Valer" e que consistia num tubo pneumático de onde vinham as perguntas e as respostas, dentro de um recipiente de plástico, directamente para as mãos do apresentador Júlio César. Ele "chamava" pelo "Besidróglio" e lá vinha mais uma cápsula, cujo trajecto, feito de voltas e contra-voltas, era um dos "momentos-chave" do concurso. A determinada altura, também acabou por cansar de tão repetitivo e previsível que se tornou! ...Mas a RTP, nesses tempos, tinha toda a liberdade de transmitir qualquer programa, independentemente da sua real qualidade ou sucesso. Errava umas vezes, era certo, mas noutras era capaz de nos presentear com algumas coisas inesquecíveis e de uma qualidade hoje quase irrepetível.
Entretanto, no Outono de um outro ano, o de 1992, veio a "SIC" e as coisas começaram a mudar... Nem sempre para o melhor!!!

Enfim, histórias já passadas!!!