07 março 2009

Projecto InBeja

Seria bom para não dizer óptimo:
- Que no burgo os dirigentes e políticos locais para além das naturais divergências ideológicas percebessem da importância de acertarem agulhas naquilo que é fundamental e estruturante para a região;
- Que ao invés dos mexericos e tricas, das intriguices e jogos de interesses mesquinhos debatessem sem reservas as ideias e destas construissem desígnios comuns a bem da cidade e do concelho;
- Que fossem capazes de abandonar de vez uma certa mentalidadezinha medíocre e provinciana que confunde a crítica com o maldizer e o respeito com a sabujice;
- Que deixassem de ter inveja do sucesso dos outros só sabendo viver em função deles, premiando ao invés o mérito e promovendo a qualificação e a dignidade dos bejenses;
- Que percebessem as potencialidades da região e da cidade e dela fizessem um lugar onde dá gosto viver;
- Que fizessem disso um projecto de todos para todos e que até se quiserem lhe chamem InBeja pelo exemplo que darão ao País!

Dia da Mulher Alentejana

A mulher Alentejana
No seu jeito especial
Tem momentos que emana
Uma beleza irreal

De uma beleza tal
Mulher de cor trigueira
Mulher que não tem igual
No seu jeito altaneira

Anda sempre na dianteira
No tempo nunca parou
Pega a vida de charneira
E à terra se entregou

Foi no campo que gerou
Debaixo do sol abrasador
Os filhos que desejou
E que criou com tanta dor

Mulher de um certo pudor
Mulher de lutas travadas
Alentejana com sabor
A papoilas encarnadas

Antónia Ruivo

Fora de tom...

Reservar a data no calendário...

Concerto pela Orquestra do Algarve, acompanhada do solista Fausto Corneo (Clarinete), sob a direcção do Maestro Laurent Wagner, num programa composto por obras de Stravinsky, Mozart e Beethoven - Laurent Wagner dirige. Dia 14Mar às 21h30 no Pax Julia!

06 março 2009

O reverso da medalha

A ABAE decidiu atribuir ao Município de Beja a Bandeira Verde de 2008.

Beja, cidade académica!

05 março 2009

Bandeira verde!

A ABAE decidiu atribuir ao Município de Beja a Bandeira Verde de 2008.
Na sua candidatura em 2008, a autarquia de Beja apresentou diversos projectos sendo que destes, podemos referir o forte empenho na promoção da educação ambiental nas escolas, os índices de qualidade da água fornecida às populações, os projectos de mobilidade sustentável em curso (ciclovias, redução de tráfego no centro da cidade, etc.), informação ambiental fornecida aos munícipes ou o serviço de recolha e encaminhamento de material para reciclagem.

E, que tal... a música?

Obrigatório visitar

aqui excelente vinho além de um espaço que, pelo seu potencial e pela qualidade estética da sua arquitectura, funciona também como elemento de dinamização e qualificação da região.

04 março 2009

Verso e reverso!

Não é por nada mas entre isto e a realidade já existe um grande desfasamento, não?

Apesar de tudo...

"O Alentejo, do qual o Distrito de Beja e o Litoral Alentejano fazem parte integrante, constitui-se como o espaço mais puro e integro do espectro comunitário."
Umberto Eco

Ou nada ou tudo ao mesmo tempo!


03 março 2009

Deixar Beja para trás? Alguma vez! Jamé...

Afinal Lino, tem outros amores e bem mais caros! 130 milhões em obras de expansão até 2013 para combater a crise e a perda de passageiros em Faro... mas nem pensar em que tal tenha impactos negativos no Aeroporto de Beja! Isso, jamé (em francês, jamais)!

Minhocada no burgo

Ora, aqui está um projecto com tudo para vingar... ou não houvesse por aí tanto verme (vulgo minhoca)!

Se soubesse, não perguntava!

Beja é uma região em perda demográfica, que não consegue fixar os mais jovens e mais qualificados, que tem uma população cada vez mais envelhecida e que vê hipotecado o seu futuro se não conseguir contrariar eficazmente esta situação. A região acedeu a largos volumes de investimento comunitário, que permitiram infra-estruturar diversas áreas, melhorar os índices de capital humano mas que não induziram verdadeira sustentabilidade ao seu desenvolvimento. Muitos dos jovens que completam o ensino superior na região, tendem a ser atraídos pela polarização do litoral (Lisboa no topo), que oferece potencialmente melhores condições de empregabilidade. Muitos dos que saem para frequentar um ensino superior mais diversificado do que aquele que existe na região, acabam na maior parte das vezes por não regressar.
Aeroporto, Alqueva, AE conseguirão inverter o cenário?

Podia ser tão bela a cidade!

(...) Mas o que a Cidade mais deteriora no homem é a Inteligência, porque ou lha arregimenta dentro da banalidade ou lha empurra para a extravagância. (...) Todos, intelectualmente, são carneiros trilhando o mesmo trilho, balando o mesmo balido, com o focinho pendido para a poeira onde pisam, em fila, as pegadas pisadas; - e alguns são macacos, saltando no topo de mastros vistosos, com esgares e cabriolas. Assim, meu Jacinto, na Cidade, nesta criação tão antinatural onde o solo é de pau e feltro e alcatrão, e o carvão tapa o Céu, e a gente vive acamada nos prédios como o paninho nas lojas, e a claridade vem pelos canos, e as mentiras se murmuram através de arames (...) E aqui tem o belo Jacinto o que é a bela Cidade!
Eça de Queirós, in 'A Cidade e as Serras'

02 março 2009

Forte em branco

"Terra Forte" na objectiva da Zé. O título também poderia ser outro. Qual?

Quem não foi a Serpa... lerpa!

O Queijo Serpa é possivelmente o queijo tradicional de maior fama no Alentejo, sendo o seu singular aroma forte e sabor picante parte fundamental do património cultural das gentes do Baixo Alentejo.

Quem é amigo, quem é?

Hoje há festa no órgão oficial cá do burgo! E agora digam mal do "home"!

Turismo no burgo!!

Certamente que com tanto vice não vai faltar turismo ao Alentejo, mas já agora, expliquem-me lá esta estranha coisa que acontece cá pelo burgo que leva Presidentes a optarem por lugares de vices!

A ou o B?

Foram aceites como válidas as duas candidaturas apresentadas por Manuel Macães e Vito Carioca, para presidente do Instituto Politécnico de Beja... numa leitura rápida, creio que a escolha para já se coloca entre o pragmatismo e a retórica!

Ui... até dói!

Declaração de voto não é... manifestação de amor também não me parece que seja!

Pérolas do alentejo profundo

(...) era assim um charuto encabaçado... apontei-lhe a espingarda! Ah, OVNI dum cabresto!

Subindo à Torre de Menagem

O prometido é devido! Voltemos depois deste post à continuação da visita ao Castelo...

E logo depois do primeiro lance de escadas à volta do castelo se depara com o extremo cuidado colocado nas obras. O resguardo do sistema de ar condicionado está aberto para estorvar a passagem e para que que ninguém tenha dúvidas sobre o material aplicado... ao fundo o resto do lixo a aguardar que assuma com o tempo o valor histórico que lhe é devido!

A nova instalação eléctrica é digna de ser admirada pelo que apresenta de modernidade e funcionalidade...

A segurança do local foi reforçada com base em materiais adequados ao local e ao nível daquilo que de melhor se encontra em monumentos nacionais... E, por hoje ficamos aqui! Há que descansar e ganhar fôlego para novo lance de escadas... afinal, são 40 metros de altura e 198 degraus sendo por isso, esta belissima Torre de Menagem considerada a mais alta do país e da Península Ibérica!

01 março 2009

Música pelo menos não lhes falta!

Francisco Santos, Miguel Ramalho, Maria de Jesus Rosa Ramires, Vítor Picado e José Monge são os nomes que encabeçam a lista da CDU à Câmara de Beja. Bernardo Loff encabeça a lista à Assembleia Municipal e Paulo Ribeiro é o mandatário concelhio.

Crise social a quanto obrigas!

(...) Na quinta-feira, a Câmara de Beja anunciou um pacote de medidas sociais entre as quais se destaca a isenção de taxas municipais na construção e reparação de moradias unifamiliares, o pagamento de 25% na parte que cabe ao utente na compra de medicamentos comparticipados pelo SNS, desconto de 50% nos passes urbanos e consumo de água, tratamento de águas residuais, ligação de ramais de água, contratos novos e transferências, e congelamento dos valores das rendas sociais. (...)
in DN

Isto é que vai aqui um enredo!

Os recados continuam... e os agradecimentos!