28 março 2009

Dá para acreditar?

Mantendo o mau hábito português pelo qual a reunião nunca começa às horas marcadas, além disso ainda havia uma pessoa em falta. O facto é aproveitado por alguns para colocar em dia os mexericos e coscuvilhices, coisa a que já me habituei nesta urbe de Pax Julia. Finalmente, a reunião começa com a seguinte conversa:
- Então, isto é que são horas?
- Desculpem mas atrasei-me com o trânsito!

Dar corda ao relógio

Não se esqueça de na madrugada de sábado para domingo, acertar o relógio. À 01h00 acrescente outra e fica com a garantia de dormir menos mas de entra no horário de verão.

Promoção alentejana em 3D

Um espaço bem conseguido até mesmo no espaço virtual!

27 março 2009

O fantasma do aeroporto

(...) Estranhamente, o ministério das Obras Públicas e Transportes confirma que não há possibilidades de negócio para o aeroporto de Beja, mas aceita esbanjar largas dezenas de milhões de euros para o manter aberto, talvez à espera de moscas voadoras ou de ET’s… Curiosamente, num ano de várias eleições e com o País em reconhecidas dificuldades, é o ministro Mário Lino e o primeiro ministro José Sócrates que, neste opaco negócio aeroportuário, permitem a EDAB continuar a esbanjar o dinheiro dos Portugueses para manter operacional um aeroporto fantasma em Beja! Um escândalo, que devia merecer uma contestação nacional…

Pergunta de escolha simples

Este local de claro aspecto de modernidade e muito "in":
a) fica em Bangkok mas serve comida italiana
b) fica em Nova Déli e serve comida alentejana
c) fica no Alentejo profundo e serve comida indiana
d) nenhuma das opções está correcta

PROT Alentejo

Se não foi a tempo da discussão pública do PROT - Programa Regional de Ordenamento do Território do Alentejo, que teve lugar hoje no Pax-Julia, pode ainda informar-se aqui. O PROT é um plano de grande importância que define a estratégia regional de desenvolvimento territorial e que convêm conhecer.

Regando o assunto

Ao que parece por aqui não há grande vontade de pegar no Centro... e, apesar de "a proposta de aplicação dos resultados, no montante negativo de 50.093,85 €, apresentada pela Direcção está de acordo com as disposições legais aplicáveis" todos são do Parecer "que seja manifestado o apreço pelo trabalho efectuado pela Direcção e seus Colaboradores durante o mandato que agora termina. Qual será então o problema?

Programa para sábado

O Festival Terras sem Sombra de Música Sacra do Baixo Alentejo fecha a sua quinta edição em Beja, na igreja de Santa Maria da Feira, no dia 28 de Março, sábado, pelas 21:30h, com um concerto do Coro Gulbenkian, sob a direcção de Jorge Matta.

26 março 2009

Quem não vê, não anota!

O relatório anual de segurança interna revela também que se registou uma "considerável" diminuição do número de ocorrências no distrito de Beja (...) verificaram-se 3.689 ocorrências em 2008, uma diminuição de 7% relativamente ao ano transacto. Facto que se regista com agrado mas que se crê estar na mesma proporção da diminuição do número de agentes visiveis na rua! É tão dificil encontrar um polícia como um emprego na cidade, ou será impressão minha?

Porque será?

Os Alentejanos são os mais descontentes com o estado do Estado nesta sondagem SIC/Visão

Números que doem

E por trás de cada número está um drama!

Experimentem vendê-la aos espanhois...

A Herdade da Contenda constitui, com os seus 5000 hectares, um verdadeiro parque natural, existindo aí a maior reserva de veados do país. Apresenta uma fauna riquíssima, onde já foram identificadas 124 espécies de aves, 14 de mamíferos, 10 de anfíbios e 17 de répteis. Ontem Beja contou com a presença do ministro para dizer que "a Herdade não tem sustentabilidade económica e financeira".

Às escuras por uma boa causa


Feirando e andando...

A do mobiliário estava assim... uma emoção e um momento zen sem igual! Esperemos que esta que aí vem seja melhor!

25 março 2009

Oh cum canudo...

Por este andar não tarda e o General fica sem tropas!

Alentejo tão rico!

Para quem não teve oportunidade de ver na SIC este documentário "Forest in a Bottle" aqui fica na íntegra. Atente na beleza e no património natural do nosso Alentejo! É esta riqueza que devemos preservar... a bem das gerações vindouras!

De mal a pior

(...) Comparativamente com período homólogo, os Centros de Emprego do Alentejo contabilizaram um aumento de 18% do número de pessoas inscritas em Fevereiro. No mês passado estavam sinalizados na região 21 955 desempregados quando em 2008 existiam 18 609.

Em breve em Beja

Na apresentação do seu primeiro trabalho este projecto de Olhão, [L][U][D][O] vai surpreender-nos com um universo de canções que nos conduzem por uma viagem ao imaginário, revestido de cores fortes e de amor. Ao vivo, o [L][U][D][O] mistura vídeo em tempo real, construído paralelamente à música, para tornar mais explícita a sua mensagem… de doces dissociações psíquicas, de serenas alucinações, de sonhos, de paixão.

Parabéns... 3 já foram!


24 março 2009

Rescaldos

Hoje o Governador cá do burgo pediu aos agricultores para não fazer queimadas... amanhã além do previsível show-off veremos o que pede ao Ministro para esses mesmos agricultores!

O trânsito por cá

- Atão compadri, já conseguiste a carta de condução?
- Nam, chumbê!
- Como é que foi isso?
- Ora cheguê a uma rotunda onde tava um sinal a dizer 30!
- E atão?
- Dê 30 voltas à rotunda, e depois chumbê!
- Atã contaste mal?

Respeitar a História

"Muito antes dos lusitanos, o local onde hoje se encontra a nobre cidade de Beja com as suas muralhas romanas, os seus prédios góticos, a mesquita árabe e o castelo do princípio da monarquia portuguesa. Essa Beja com documentos que representam 4 civilizações, era pequeno povo que vivia em cabanas cobertas de colmo, que apenas se empregava no exercício da caça. Todos esses campos ubérrimos de pão que vemos hoje, eram um compacto matagal, impossível de ser penetrado pelo homem. E uma serpente, uma serpente monstro que tudo matava, tudo triturava, era a horrível preocupação do povo que habitava no local que mais tarde, no tempo dos romanos, se havia de chamar Pax-Júlia, depois no domínio árabe se chamou Buxú e presentemente se chama Beja. Um ardil porém germinou no cérebro de um habitante dessa região: Envenenar um toiro, deitá-lo para a floresta onde existia a tal serpente. Aprovada por todos essa ideia, o toiro foi envenado e deitado para o local indicado".
A serpente ao que consta terá morrido e do touro resta a cabeça que está estimada pela cidade como a foto mostra!

Semana Académica


23 março 2009

Pergunta escusada

Em Beja há cargos assim e os valores são de 2007! No total só a Administração pesou o Estado em 289.590,22 €! Gostava de trabalhar num local destes?

Esperar sentados...

... se não são os espanhóis a ajudar-nos! Já agora, com um organograma destes que posição foi tomada?

A bem da Nação

Nesta altura do campeonato, acreditem que esta preocupação até me faz chorar de emoção!

Alentejo Profundo ... Alentejo meu mundo!...

Alentejo que eu tanto amo! Ai tanto!
Terra onde cresci... Meu puro encanto!
Onde o sol queima... Onde o sol é quente!
Um mar de espigas em oiro ardente...

Alentejo das ceifas, e dos alegres ceifeiros!
Perdidos nos extensos trigueiros,
Cantam melodias do nascer ao por...
Bradando alegrias, por entre os outeiros...

Poente deslumbrante, todo ele maravilha...
Malmequeres em dulcissima flor... Eu tua filha!...
Neste grande orgulho que me enche o peito.
Beijo eterno... Alentejo meu amor eleito!

Eu uma pequena e triste camponesa perdida ...
Azinheira selvagem, de sombra ferida...
Alentejana sem rumo nem norte,
Sou pedra rude de sólido porte...

Luisa Raposo

Coisas que não dá para perceber

Alguém me explica porque razão um edificio destes, no centro da cidade, se encontra neste estado miserável de abandono?

22 março 2009

Pista livre

Os nuestros hermanos parecem estar incomodados com a ideia que o Aeroporto de Beja possa absorver o potencial esperado para o Aeroporto de Cáceres...

Alentejo à mesa

A rica gastronomia alentejana é um dos produtos estratégicos para o Alentejo... Beja ainda não descobriu isso! Fica aqui um link para ajudar!

Read it

Following her National Book Critics Circle and Los Angeles Times Book Award-nominated, bestselling debut, Brick Lane, Monica Ali's splendid Alentejo Blue "rewards readers with characters who etch themselves into one's memory" (People).
Set in a small Portuguese village, Alentejo Blue is a story of displacement and modernization told through the lives of the locals and of people who are just passing through. The residents of Mamarrosa whose ancestors occupy the graveyards are restless and struggle to make a living. They watch as tourists and expats move in.

Não sabia mas fiquei a saber!

Hoje já aprendi mais umas coisas... que Museologia e Museografia são conceitos diferentes!

Cartaz do V Festival BD

Diz o Bispo

D. António Vitalino, Bispo de Beja, diz na sua nota semanal que “muitos responsáveis de governos, sobretudo europeus, incluídos alguns portugueses, resolveram pegar nessa notícia distorcida e incompleta para tecer duras críticas à Igreja e ao Papa (...)". “Talvez com essas reacções estes responsáveis queiram abafar o pouco que fazem pelo desenvolvimento deste continente, por vezes com métodos de nova colonização, explorando as suas matérias-primas, por um lado, e, por outro, inundando-os de subprodutos industriais e poluentes”, atira.
Segundo D. António Vitalino, “A humanização da sexualidade, o respeito pela dignidade das pessoas, a fidelidade conjugal, a ajuda aos doentes, a luta contra o comércio sexual e a escravidão da mulher, são remédios muito mais profundos que as técnicas da indústria dos países desenvolvidos, comercializadas e impostas aos pobres do terceiro mundo”
(Fonte: Site Radio Vaticana)