14 março 2009

Cores do Alentejo

Lirio alentejano

Uma vez mais o olhar digital da amiga Zé apanhou as cores do Alentejo!

13 março 2009

Mais bolos fora de prazo...

Desculpa corrigir-te mas esqueceste-te desta:
O aeroporto local inicia na próxima semana os voos interespaciais com passagem pela cratera lunar Vega em paralelo com os voos regulares S. Brissos - Galinheiras, anunciou a ANA. Estão em negociação voos low-cost a preços módicos com destino a Serpa.

Falar para não ficar calado!

Hoje nas noticias do burgo a concelhia do PS diz:
"O PCP cai no ridículo ao prometer transformar Beja na maior cidade do Alentejo”. Há uns tempos atrás os mesmos diziam nos OCS locais:
(...) “Nós não vamos a lado nenhum se não tivermos uma capital regional, como Beja, forte, dinâmica, empreendedora, aberta e congregadora”. (...)
"Nós entendemos que tem que haver uma diferenciação de molde a que Beja se assuma como uma Capital de Distrito com mais ambição, não só ao nível do concelho em si, mas também em termos da própria afirmação da cidade em termos regionais e nacionais.
Eu diria que a região precisa de uma Capital de Distrito Forte...”.
Beja Capit@l é afinal fruta da mesma colheita! Os dois partidos querem de forma diferente a mesma coisa. Eles falam, falam...

Mercado Municipal de Beja

As praxes da academia

(...) Muitas vezes se questionam os resultados pedagogicos, o conhecimento adquirido numa formação superior. não me parece que os indices sejam desculpáveis com as praxes, mas que estas espelham uma sociedade académica provinciana...

Jorge, não posso deixar de concordar contigo na leitura critica da academia do burgo. A cidade, mesmo em ocasiões da queima das fitas pouco sente os estudantes e estes pouco fazem por conquistar esse espaço social que os acolhe e os forma. Esta minha leitura, tal como a tua, pode ser errónea, mas quando vejo imagens dessas que citas ou destas que aqui deixo... o ridículo passa a ser moda!

12 março 2009

Clicando e andando...

- Ah, andas atento aos cliques? Pela parte que me toca agradeço!

Inventar a roda

A Direcção de Finanças e a Câmara Municipal de Beja apresentam esta noite, às 21.30 horas, no auditório da Biblioteca Municipal, o Portal das Finanças.
Se não quiser estar a perder tempo vá
aqui ou espere que este fique disponível!

Festival de BD de Beja

V Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja começa a 30 de Maio para se prolongar até 14 de Junho. Este ano, o evento apresenta mais exposições, cerca de 20, uma vasta programação paralela: workshops, lançamentos, conferências, noites temáticas, cinema de animação, e diminui os núcleos das mostras. (...) Paulo Monteiro, responsável pela Bedeteca de Beja e pela organização do festival, adiantou que "em 2009 não existe um nome forte da Banda Desenhada internacional, mas quatro". "O italiano Lorenzo Matotti, talvez o nome mais importante, o belga Dany Despereaux, o americano Greg Thompson, e o brasileiro Fernando Gonsales são os nomes grandes do festival deste ano".

Separados à nascença

À semelhança do "grande líder" também aqui pelo burgo o Partido já tem o seu site promocional!

Ah, pois claro!

A estratégia é "tão clara" que vão acabar por se decidir pela mais obscura! Querem apostar?

Sabe quem é o Miguel?

Saiba mais aqui...

11 março 2009

Um ex-libris do burgo

Ver para crer!

- Bom, dado que havia uma causa social por trás disto acabei por ir e contribuir... mas fiquei vacinada!

10 março 2009

Ficção ou realidade?

Anos 20... as revistas da especialidade lançavam este protótipo! Com a crise que aqui vai já falta pouco para ser realidade!

Vermelhos dominam a cidade!

Arte quê?

O Departamento de Artes Visuais da Escola Superior de Educação de Beja (ESEB) realiza, a partir de hoje e até ao próximo dia 17, a 5ª edição do ArtShots(...)

Mais e menos

“As regiões politicamente fortes podem afrontar o Estado, por isso têm que ser politicamente fracas”, defende Luís Pita Ameixa (...) e defende a criação de mais regiões e mais pequenas, que sejam administrativamente fortes e politicamente fracas.
Por esta ordem de ideias o Alentejo é a região "case study". Em termos administrativos é a maior deste cantinho à beira mar plantado, em termos politicos basta atentar no número de deputados por círculo eleitoral: Aveiro - 15, Beja - 3, Braga - 18, Évora - 3... então, porque diabo ficamos sempre a perder?

Olha, está fechado!!

09 março 2009

Capit@l

E de repente esta da Beja capit@l fez-me recuar a 2004... gosto particularmente desta: (...) finalmente, que surja um “líder” com reconhecida visão, vontade, espírito de missão, de sacrifício e capacidade para mobilizar, congregar, catalizar, potenciar e coordenar todos os que estiverem disponíveis para trabalhar nesse projecto, criando uma “onda” que a partir da capital natural do Baixo Alentejo se estenda por toda a região... será que estavam à espera que o Medica Carreira fosse o candidato a Beja?

Isto é que vai aqui uma obra!!!

O enredo tem mais novelas... depois da caixa laranja, um passo atrás para seguir em frente!

Cenas do quotidiano!

Trespassa-se, arrenda-se, vende-se, aluga-se... são expressões vulgares nas montras do comércio local!

Porque não há duas sem três...

... aqui fica o resto da aventura no Castelo de Beja! Chegados à torre de menagem pode-se verificar que apresenta balcões angulares sobre matacães, unidos por varandins defendidos por ameias piramidais. É rasgada por portas ogivais e janelas geminadas, em arco de ferradura. As salas em seu interior, ricamente decoradas, apresentam tetos em abóbada em cruzaria de ogivas. É notório o cuidado colocado nestas salas não só com a sua conservação e limpeza mas também com as exposições temáticas ali presentes naqueles espaços, como as imagens comprovam (ou não!). Pormenor da oficina de carpintaria usada por D. Afonso III em exposição numa das salas da torre (a explicação é suposição minha e nada terá de valor histórico!)No cimo da Torre a vista é magnifica! O casario de Beja e a planicie alentejana ajoelham-se aos pés do seu Castelo e fazem esquecer o esforço da subida das centenas de escadas. E, é também aqui que se pode apreciar o cuidado colocado na moderna iluminação das muralhas conjugado com as mais elementares normas de segurança e o respeito pela natureza!
Encantador, não acham? E, por aqui me fico... Ainda assim, aconselha-se a visita!

08 março 2009

Pergunta do Dia da Mulher?

Esta coisa de nos colocarem sempre atrás dos homens é genético?
(foto da exposição dos Bonecos de Estremoz no Museu Regional de Beja)

Sinais que merecem atenção

(...) Na Diocese de Beja, a assistente social Ana Soeiro confirma que os pedidos têm aumentado e garante que, «ainda assim, há muitas famílias a passar por situações extremas de pobreza». No refeitório social da associação, não param de aumentar os pedidos de refeições de «pessoas que deixam de conseguir pagar as rendas, por ficarem desempregas ou por não terem dinheiro que chegue para comer todos os dias, simplesmente». Enquanto em 2007 o refeitório de Beja serviu 32.366 refeições, em 2008 esse número subiu para 41.690, um aumento de quase dez mil refeições. «E só este ano, de Janeiro para Fevereiro, já houve mais quatro mil pedidos de refeições», alerta a assistente.