06 dezembro 2008

Passe a Publicidade

Queremos a ponte... no Alentejo

Em 2009, apenas quatro dos 14 feriados nacionais calham ao fim-de-semana (um deles, o Domingo de Páscoa, calha sempre, o que dá, apenas, três feriados «falhados»…). Existem cinco pontes possíveis e quatro fins-de-semana prolongados. (...) o efeito de tantos feriados na Economia pode ser de 1% do PIB e de 1,6 mil milhões de euros de perda. Outros especialistas costumam lembrar, porém, os efeitos benéficos para o comércio, o turismo, a restauração e a hotelaria destas folgas, o que pode animar a economia e compensar outras perdas de produtividade. Como sempre, os economistas dividem-se em duas doutrinas - e os portugueses desdobram-se em pontes!

Tanta modéstia, credo!

Ora, com o dinheiro que desviou fez o bunker com 100m2, apenas? Se plantarmos uns acham que medram?

05 dezembro 2008

What´s up Duck!

If you can dream it, you can do it!
Nicolau Brayner

Ignorância assumida

Para quem já teve a oportunidade de visitar a Ovibeja não me deixa mentir e sabe que se encontram por lá imagens destas... bem como dos magnificos e saborosos enchidos ou dos afamados queijos e néctares dos excelentes vinhos alentejanos! Por isso, custa-me perceber porque é que esta riqueza de produtos não tem expressão ao longo do ano no comércio da Pax Julia! Alguém sabe onde fica uma boa loja gourmet, uma loja de frescos ou uma boa garrafeira?

Ver para crer!

Se o pregador não mentir, isto são boas notícias para os mineiros... para já fica a esperança de um Natal mais tranquilo!

Made in China

Fernando Serrasqueiro, Secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor referiu que "o ministério está atendo à crescente implementação de lojas chinesas na capital do Baixo Alentejo". Exemplo disso é a operação de fiscalização levada a cabo ontem pela ASAE - Autoridade de Segurança Alimentar e Económica ao Bazar da China.
in
RadioPax

04 dezembro 2008

Serviço Público

- Gabo a vossa pachorra!

No aproveitar está o ganho!

E, daqui toca alguma coisinha a Beja?

O eterno problema do gerúndio

Se o Baixo Alentejo vivesse deste tipo de seminários e iniciativas do género, creio que até já tinha ultrapassado a vizinha Espanha em desenvolvimento, bem estar e poder de compra. Quantas estratégias não foram já discutidas? Não será tempo de fazer?

Planos furados!

- Senhol Plesidente não pode vil agola no Xangai... vem depois falal de fáblica de pilhas ano plóximo, xim?

Alerta!

(...) há regiões onde já se nota o declínio de espécies outrora comuns e que tinham funções claras de dispersão de sementes e de controlo de pragas. “É o caso dos solos agrícolas mais ricos, onde se intensificou a agricultura, como o Vale do Tejo, o Vale do Mondego e os Barros de Beja” (...) Além da destruição das infra-estruturas não produtivas mas que garantiam a biodiversidade, as aves sofrem com a transformação do mosaico agrícola em monoculturas e com o uso excessivo de fertilizantes, insecticidas e pesticidas. “Os campos agrícolas estão a deixar de ser locais de refúgio e de alimentação para serem zonas inóspitas para as aves”, lamentou. “É um equilíbrio fácil de perder mas difícil e caro para conseguir recuperar”.
in Público

03 dezembro 2008

Vamos pagar mais...

AMALGA faz estudo para avaliar as disparidades nos tarifários de consumo da água. As câmaras municipais do Alentejo são as câmaras do país que pagam a água mais barata.

Para memória futura

A propósito disto será que já compraram as passagens aéreas? Se já, deseja-se boa viagem mas não se esqueçam do que disseram aqui e estejam atentos ao que se passa !

02 dezembro 2008

A juntar ao frio que vai...



Numa organização da Câmara Municipal e EMAS a miudagem (e não só) que não se deixe amedrontar com o frio, vai poder patinar no gelo, salpicar-se de neve, divertir-se nos vários insufláveis disponíveis, folhear e comprar os livros preferidos no Pavilhão Municipal do Parque de Feiras e Exposições de Beja, entre os dias 6 de Dezembro e 4 de Janeiro. As entradas no recinto são gratuitas e o horário é, entre as 10 e as 23 horas.
Louvável iniciativa... e depois do gelo, no dia da Passagem de Ano, Marco Paulo vai pôr as "campaniças" em polvorosa!

A diferentes velocidades

- Agora a sério, expliquem-me lá porque é que aqui já vão em 2ª e nós em Beja ainda não metemos a 1ª?

Na solidão da Praça

Um Estado político, onde alguns indivíduos têm milhões de rendimento enquanto outros morrem de fome, poderá subsistir quando a religião deixa de lá estar com as suas esperanças noutro mundo, para explicar o sacrifício ?
François Chateaubriand

Será desta?!


O dia está a acabar e afinal, já alguém anunciou a coisa ou não?

Com os olhos em bico...

上海缅大国际贸易有限公司成立于2002年2月,注册资金100万人民币,现拥有固定资产500万元人民币长期以来一直向东南亚、欧美、拉丁美洲等国家出口中国农副产品,2005年2月上海缅大国际贸易有限公司在牙买加成立分公司,专门从事废旧物资的回收工作,然后运回中国,支持国内生产;2006年5月上海缅大国际贸易有限公司与美国通力贸易公司联合成立了联销公司共同销售稀土永磁磁铁;2008年4月上海缅大国际贸易有限公司与上海由润科技股份有限公司在葡萄牙成立电池生产工厂上海缅大国际贸易有限公司在同仁们的努力下日益扩大。

Não percebem? Olha, perguntem ao Sr Presidente quando voltar daqui dia 17 que ele "expilica"!

01 dezembro 2008

Luzes na Cidade

Depois de terem dado à luz na rotunda eis que chega a vez destas... e "devido à crise económica que se vive, este ano a autarquia decidiu suportar sozinha este investimento, não solicitando à Associação Comercial do Distrito de Beja apoio para este efeito".

Tesourinhos deprimentes

Aqui a Srª Ministra apesar de cansada "(...) garante, contudo, que também tem tido bons momentos." como "(...) Uma carta que recebi de um menino que recebeu um computador para ter em casa, não sei já em que circunstância, e escreveu-me a dizer: 'Quando for grande, vou inscrever-me no PS.' É tocante."

Vai uma apostinha?

Pergunta bem mas provávelmente não irá obter resposta!

Coitado de quem precisa!

Por cá as notícias ainda não fazem o balanço da campanha do Banco Alimentar de Beja (que depende de Évora, e esta hem?) mas ao que consta aqui foram superadas as expectativas. Ainda bem para quem precisa mas é preciso não esquecer a grande ajuda dos nossos governantes ao aumentar significativamente o número de utentes daquela organização!

Ontem e hoje

“Vou para a Guerra (…). Chegou o momento de fazer alguma coisa pela minha querida pátria, cujo lema está em mãos tão inábeis”.
D. José do Patrocínio Dias, o Padre-Soldado

"(...) A mão estendida que ao longo de anos empunhou uma ferramenta, é uma bofetada no rosto de quem governa, de quem se revolve no supérfluo, de quem estraga o que sobra e não olha para quem precisa. A sociedade gera pobres, sempre que ao lado dos pobres há ricos insensíveis que se banqueteiam, e cidadãos amorfos que sossegam a sua consciência, dizendo que sempre assim foi."
António Marcelino, Bispo emérito de Aveiro

30 novembro 2008

Gostava de ver essa coragem!

Experimentem fazer isto aqui!

Fica a questão

Acabar com os Governos Civis foi umas das bandeiras eleitorais no âmbito da reforma do Estado. Promessas! Hoje este órgão governamental resume-se, com a transferência de autonomias para o poder local, a uma função meramente representativa... porém muito caro ao contribuinte! E o Beja para que serve?

Camané por cá!

Dia 06 pelas 21h30 no Pax Julia