28 fevereiro 2009

Queixas cibernéticas

Alguns internautas queixam-se do burgo, a saber:
  • Este blog e o trabalho intelectual a ele subjacente estão a ser gravemente prejudicados pelo facto de a Câmara Municipal de Beja (de maioria CDU-PCP) manter, por um deplorável clientelismo político, no prédio onde vive o autor deste blog, duas salas muito ruidosas de consumo ilegal de bebidas alcoolicas a cargo do MURPI/Associação de Reformados/ ligado ao PCP, das 14.30 às 20 horas, todas as tardes.
  • E este outro por "o Tribunal Judicial da Comarca de Beja, julgar-se materialmente incompetente e, em consequência, absolver o réu Município de Beja da instância".

Energias limpas no Alentejo

A terceira central solar fotovoltaica no concelho de Ferreira do Alentejo (Beja) deverá começar a funcionar parcialmente em Junho, num investimento de quase 45 milhões de euros para produzir energia "limpa" durante 25 anos.
(...) A central deverá ficar concluída e começar a funcionar em pleno em Outubro, para produzir anualmente 19 gigawatts/hora (GWh) de energia, o suficiente para abastecer 7.300 habitações e poupar cerca de 32 mil toneladas de emissões de gases com efeito estufa (CO2) por ano, indicou Francisco Pintor.(...) Além das três centrais de Ferreira do Alentejo, no distrito de Beja, que tem a maior potência fotovoltaica licenciada em Portugal, existem outras cinco centrais, entre as quais a maior do mundo, com 46,41 MW e a produzir em pleno desde Dezembro de 2008 perto da vila de Amareleja, no concelho de Moura.
LL.
Lusa

E porque não a pedal?

No Distrito de Beja aumentou em 2008, o parque automóvel de quadriciclos em 163%, apesar da quebra de vendas a nível nacional em 4% , face ao ano anterior... pudera, com a crise que vai até eu já estou a pensar em comprar um destes!

Pérolas da imprensa local

Confesso que não me seduz o futebol, mas não posso deixar de considerar esta notícia como uma verdadeira pérola da imprensa local!

A 10 às 10

O Pedro, o Carlos e o António na terça 10 ás 22 no IP Beja

27 fevereiro 2009

Rolha em pressão

Já foram gastos 10,7 milhões de euros, entre 2004 e 2008, em campanhas internacionais de promoção da cortiça. Mesmo assim, as rolhas de plástico e as cápsulas de alumínio continuam a conquistar terreno. (...) A indústria de cortiça está a braços com um dos piores momentos da sua história.

Cibernéticos... mas pouco!

Na falta de assunto tudo é notícia! Até um simples site na Internet... Mas o mais engraçado é nesse mesmo local verificar que o resistente José Soeiro aparece como deputado do BE!

Com ou sem almoço?

E agora, ainda têm dúvidas sobre quem é o candidato da CDU ao burgo?

É obra...

Castelo de Beja,
Subindo, lá vais...
Tu fazes inveja
Às águias reais!

Assim reza uma das quadras de Mário Beirão sobre o nosso Castelo e, embalada por esta ideia decidi-me a ver, in loco, o resultado de mais um trabalho de requalificação daquela combinação de estilos românico, gótico, manuelino e maneirista, considerada como um dos mais belos exemplos da arquitectura militar da Idade Média em Portugal.

Neste Domingo, diga-se em abono da verdade, a porta estava franqueada e já tinha sido ultrapassada por uns quantos visitantes, alguns até estrangeiros, que tal como eu, puderam apreciar o brasão antigo da cidade estratégicamente colocado e no respeito das normas arqueológicas mais exigentes.

Continuando a viagem, oh visão esplendorosa... a torre de menagem é de facto, digna de contemplar mas depressa a minha vista se fixou no amarelo que agora preenche a praça de armas. E, não pude deixar de reparar no cuidado havido em manter o solo, tal e qual o Lidador o pisou, as mesmas ervas daninhas, a mesma lama, as mesmas ticas de cigarro a par da criação de um ecoponto lixo-histórico estratégicamente colocado á direita na praça. Mais há ainda por contar mas fica para outra ocasião.
Para terminar, aconselho-vos a passarem por lá como visitantes... do trabalho feito e na passada, aqui fica a minha mais simples expressão...fónix, é obra!

26 fevereiro 2009

Na hora

O difícil de confundir alhos com bugalhos é que ninguém sabe o que são bugalhos.

Santos da casa...

Conciliar a diversidade de investimentos no Alentejo, combater a desertificação da região e criar uma presença forte são alguns dos objectivos traçados pelo Turismo do Alentejo, ERT. Boa ideia seria começarem por olhar para a imagem do posto de turismo local! E, já agora, descobrirem o que é feito das bicicletas!

Consuma produtos nacionais!

Vá lá a gente perceber certas coisas... numa zona com tão bom vinho há no burgo quem teime em consumir produtos importados!

A crise no Alentejo

25 fevereiro 2009

Laranjas no burgo

Acreditem ou não, mas a cidade tem muitas "laranjinhas"! O problema, creio, é que como ninguém as rega acabam por cair de maduro, sem sequer se aproveitar o "sumo"!

Ai a agenda dos chefes!!!


Pensamentos à força

Já foi o tempo em que a união fazia a força. Hoje o governo cobra os impostos e quem faz a força somos nós!

Isto também é de censurar?

(foto gamada na net)
Que raio de País este! Começou com a censura no Carnaval de Torres Vedras, continuou com as imagens de Gustav Courbet e agora querem que elimine este post do desfile académico do IPB em 2008! Aonde vamos parar?

24 fevereiro 2009

Preservando a espécie

Um projecto luso-espanhol liderado pela EDIA vai criar condições de habitat do lince ibérico em zonas do Alentejo e Algarve para reintroduzir exemplares criados em cativeiro daquele felino europeu, ameaçado de extinção, e preservar a sua presença em Portugal.

Este rapaz vai longe!

Em dia de Carnaval

Afinal já se sabe qual vai ser a grande utilidade do aeroporto do burgo... vai ser o local privilegiado para lançar os baixo alentejanos na emocionante aventura da emigração!

Em defesa de quem mais precisa

O Bispo de Beja em entrevista à RR, considera que, em vez de projectos megalómanos que podem criar algum emprego e enriquecer grupos económicos, é preciso viabilizar as pequenas empresas e ajudar as famílias a enfrentar a crise.

Vento do norte

O anúncio de uma segunda candidatura ao IPB vinda por parte duma personalidade do Norte acrescenta debate de ideias, novos horizontes, pluralismo e a necessidade de uma escolha, o que só por si já é muito positivo.
ET: Ao que me consta o novo candidato é licenciado
em Economia, Mestre em Gestão de Empresas e Doutorado em Ciências Empresariais!

Da crise

O motivo pelo qual o povo não consegue comer de garfo e faca é que já há muita gente a comer de colher... e poucos de volta do "tacho"!

Alentejo Landscape

23 fevereiro 2009

Para bom entendedor...

Caldeirada? É bem pior que isso... Antes o candidato prestava um serviço ao partido pondo a sua cabeça a votos na praça pública, hoje também o faz mas, primeiro trata de assegurar o "tacho", não vá o diabo tecê-las... E, como os tempos são maus não édia de arriscar em vão!

Chicos há muitos...

O Chico que afirma ter feito "muitas coisas" nos últimos 3 anos e que cumpriu a sua "obrigação" desenvolvendo um "trabalho sério" e por isso a cidade e o concelho melhoraram e o outro, o Chico Esperto!

Quem sabe nunca esquece!

Luis Serrano bem pediu a todos os anjos e santos que alguém o substituisse no NERBE... Não houve candidatos até porque o cargo não é remunerado, creio! Mas, mesmo cansado o ex-governador civil lá vai conduzindo os destinos da Associação, agora com nova imagem que se aplaude (pena que não tenha tradução noutras línguas), com mais uma iniciativa na esperança de perceber e enfrentar a crise e com um apelo a todos os Municípios do Distrito de Beja e Entidades Oficiais para que façam as suas aquisições de compras e prestações de serviços nas empresas sedeadas no nosso Distrito!

Zé Carlos em versão local

Os jovens da ESDG colocaram os seus videos no Sapo. Eis aqui a sua versão dos tesourinhos deprimentes!

22 fevereiro 2009

Eu não percebi... ora repete!

Nem acredito nisto!!?

A CM Beja reconheceu hoje a inutilidade do Plano de Mobilidade Sustentável de Beja depois de a PSP ter passado uma manhã a desanuviar o trânsito da Praça da República em resultado do elevado afluxo de turistas ao local. Na próxima sessão de Câmara o Presidente vai apresentar as linhas gerais do novo plano que passam por vedar aos automóveis o acesso ao centro histórico, novas formas de circulação periférica e a obrigatoriedade de os bejenses circularem sempre pela esquerda a uma velocidade minima de 50 Km/h na cidade.

Boa! Parabéns, então!

O Clube de Patinagem de Beja assegurou na tarde de ontem, a subida à 2ª Divisão do Campeonato Nacional Sénior de Hóquei Patins.