13 dezembro 2008

E em bruxas? Acredita?

Crocodilos no Alentejo? E esta, hem?

Chutar para canto...

A bola é mesmo redonda... Aqui pensava em se demitir e aqui já foi demitido!

Fica o aviso!

Este é um bom alerta... Beja ainda é (cada vez menos, porém!) uma cidade segura mas nunca fiando! Têm ocorrido assaltos em apartamentos em plena luz do dia! Quando sair de casa não se limite a deixar a porta no trinco...

12 dezembro 2008

Afinal, há esperança ainda... no Alentejo


O prazer de receber e comer bem

São boas iniciativas estas... O Alentejo precisa de preservar e promover as suas riquezas (e Beja então, bem precisa dessa aposta na gastronomia regional como o pão para a boca...)!

Guardar o guarda!

Se a coisa pega nem precisam da GNR aqui... fazem eles a guarda e já agora a ronda!

A não perder

Figura conhecida do meio cultural de Beja, o pintor e professor António Paisana profere no sábado, dia 13, pelas 18 horas, na Galeria Municipal dos Escudeiros, em Beja, uma conferência intitulada “Destinos da Paisagem na Arte Moderna e Contemporânea”.

Expliquem lá

A sério que agora fiquei baralhada... afinal Pax Julia nasceu assim ou assim?

Vou ter que trocar de telemóvel mesmo...

Se bem se recordam já lá vão 3 anos e tal desde a reabertura do emblemático Teatro Municipal Pax Julia, em Beja. Na ocasião dizia-se (Lusa – 17.06.2005) que "para o público conhecer a programação do Pax Julia, o teatro criou um serviço SMS que informa, semanalmente, os interessados sobre os espectáculos agendados." Daí para cá já nem sei que fazer a tantos SMS!

11 dezembro 2008

A pedido

Então cá vai... A Oficinas do Convento - associação cultural de arte e comunicação convida para o concerto por Nuno Rebelo "Performing The Space" a decorrer no espaço do Convento de S.Francisco em Montemor-o-Novo no próximo Sábado, dia 13 de Dezembro de 2008 pelas 22h00.

Marca Beja aconselhada ao frio


Os € do Aeroporto de Beja

Mais info aqui e aqui.

Bola redonda, problemas bicudos!

Ao que aqui consta a crise também já chegou ao futebol local!

Explique lá isso bem!

(...) Beja tem um grande aeroporto. Évora o que tem? Tem uma grande localização, e portanto eu acho que Évora e Beja são complementares.
Calos Zorrinho in
Diário do Sul

Cães e gatos

A construção do canil-gatil da AMALGA, com capacidade para acolher 100 animais, arranca em Beja "nas próximas duas semanas" e deverá começar a funcionar em Junho de 2009.

Roadshow? Acho que é mais show off...

Seja como for também os teremos cá por Beja dia 13 de Março para explicarem aos funcionários dos Estado as reformas da Administração Pública.

10 dezembro 2008

Orgulhosamente sós

Notícia de última hora: O nosso PM acaba de anunciar a construção da auto-estrada transmontana no valor de 430 milhões de euros... o que é o mesmo que dizer que em breve Beja será a única capital de distrito de Portugal sem auto-estrada!

Boas práticas

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia, concedeu três bolsas de estudo para Doutoramentos a efectuar no CEBAL, Centro de Biotecnologia do Alentejo. Além destes doutoramentos, a efectuar por licenciados na Universidade de Évora, na Universidade de Aveiro e no Instituto Politécnico de Santarém, estão também em formação no CEBAL mais oito licenciados, cinco provenientes de várias universidades portuguesas e do IPB e três licenciados em universidades espanholas.

Preservar a arte

- Ah, pois, nem tudo são trapos por aqui...

2009 está perto e...

Eles começam a alinhar-se...

09 dezembro 2008

Boicotar é que está a dar... Euros

Ao que consta aqui o município já recebeu luz verde para a sua candidatura à medida de parcerias para a regeneração urbana do centro histórico! É desta que vão caiar o castelo!

Sem jovens não há futuro!

Em Beja, entre 1996 e 2004, a população escolar diminuiu 17%

Coisas de ficção... e outras não!

Apesar de ainda não estarem concluídas as obras na sua totalidade nem imaginam a excitação das gentes do burgo... diáriamente é um correrio para o aeroporto para ver os "aviões"!

É só turistas!

Por aqui há quem procure um "novo olhar, novo futuro" para o Alentejo! E ideias para o turismo não faltam...

Tratar da saúde

De acordo com este estudo da ENSP foi estabelecido o ranking dos Hospitais Nacionais cujos resultados até aos 10 primeiros classificados foram publicados na Revista Sábado. Imaginem lá em que lugar vem o de Beja?... Pois, não vem e prontos!
Percebem agora porque eles fogem daqui como o diabo foge da cruz?

08 dezembro 2008

No Alentejo faltam é pessoas!

Segundo o INE (censos de 2001) a evolução da população de Beja, tem apresentado a seguinte variação: ie, nem a "invasão" das comunidades chinesa, brasileira, romena e "afins" consegue contrariar a tendência de regressão da população nas últimas 2 décadas! E Beja precisa de pessoas (e de muita massa crítica, creio eu!).
Mas todo o Alentejo segue a mesma tendência, ora atente no quadro abaixo:
Resta a satisfação que o sexo feminino já supera o masculino. Um dia destes o Alentejo é nosso!

Somos nós que fazemos o nosso destino!

Nos primeiros dez meses deste ano, os acidentes de viação nas estradas portuguesas provocaram uma vítima mortal a cada 11 horas e 45 minutos, num total de 622 óbitos, indicam dados da ANSR. (...) O número de óbitos diminuiu em 12 distritos, manteve-se num e aumentou em cinco. Beja figura nestas estaísticas com 107%. Ao que me constou há, infelizmente, que juntar mais umas quantas tragédias motivadas por esta concentração.

Porque há pessoas que fazem falta...

António Alçada Batista, 1927-2008

Diga lá outra vez!

"Esta sondagem partiu de um embuste”!
E eu a julgar que tinha sido uma iniciativa do
Expresso, hem?

Projecto Dr Dóidói

Por aqui o Natal faz-se ao longo do ano... coração, carinho e solidariedade não faltam neste projecto que vale a pena aplaudir! Gostei do que vi!

07 dezembro 2008

Mas há dúvidas?


Mesmo assim não ficam convencidos?

Para os que passam a vida a dizer mal do Alentejo aqui fica a prova que temos coisas boas por cá!