27 dezembro 2008

Questão de sinónimos?

Isto para mim é um motocão... mas estou curiosa para ver esta nas ruas da cidade!

Ideal para o monte

E, com os meliantes que por aí andam, aconselho a aquisição deste sistema de alarme alentejano... é do melhor que por aí se encontra! Na cidade contudo, é melhor optar por meios electrónicos pois é incompatível com apartamentos!

Ainda do emprego na região

(...) A taxa de desemprego dos jovens é a segunda mais alta do continente. Nos indivíduos até aos 25 anos, é de 17,7 por cento. Os serviços absorvem 64,8 por cento do emprego da região, seguindo-se a indústria, com 24 por cento, e a agricultura e pesca, com 11,2 por cento.(...) 42,6 por cento dos trabalhadores da região auferem salários abaixo dos 600 euros.
in
Público de 13Out08

Paradoxal

Dados provisórios do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, relativos a 2007, referem que a comunidade brasileira é a mais representativa no distrito de Beja, com quase 690 residentes, seguida da ucraniana, com 639, a romena, com 584, e a búlgara, com 492 indivíduos de ambos os sexos. (...) A necessidade de mão-de-obra imigrante numa região onde persiste uma elevada taxa desemprego pode parecer um paradoxo. Com efeito, dados do Instituto de Emprego e Formação Profissional relativos a 2008 revelam que o número de desempregados na região do Alentejo é de 18.600, parte significativa dos quais é feminina, "não-qualificada" e está condicionada por uma "elevada taxa etária". No escalão mais jovem cerca de cinco por cento de recém-licenciados vêem recusada a sua entrada no mercado de trabalho porque as empresas locais exigem, cada vez mais, mão-de-obra qualificada. (...)

26 dezembro 2008

Agora fiquei baralhada

Desculpem lá a pergunta, mas supostamente o planeamento familiar não é para evitar situações destas?

Do sonho à realidade

O projecto está feito... e a obra é para quando?

Infoexclusão

O panorama do poder local no nosso burgo a fazer fé na pesquisa que fiz na net é miserável... Quer no site da CMB, quer na ANAFRE ou através de qualquer pesquisa Google o resultado é quase nulo. Apenas 2 Juntas de Freguesia têm sites na net e destes apenas 1 se pode entender como oficial. No campo do correio electrónico o quadro também não melhora muito, 50% têm email declarado mas já nem me dei ao trabalho de os confirmar para não ter mais surpresas!

25 dezembro 2008

A ti, Alentejo!

O preço do sol alentejano

A segunda maior central solar fotovoltaica do mundo, instalada no concelho alentejano de Moura (Beja), começou a funcionar em pleno, após um investimento de 240 milhões de euros para produzir energia "limpa" durante 25 anos.
in
Público
E por
aqui há quem já tenho feito outras contas ao investimento!

Justiça seja feita

E ainda têm a lata de dizer que os alentejanos são lentos, hem? Pois, aqui fica prova em contrário!

24 dezembro 2008

Bom Natal

Se for para aquecer que seja o sol;
Se for para chorar que seja de alegria;
Se for para matar que seja a saudade;
Se for para guerra que seja de travesseiro;
Se for para lutar que seja por amor;
Se for para ser natal que o seja com felicidade e esperança para todos!

Novas tecnologias

E esta? Temos o Bispo no YouTube... e a desejar-nos um Ano forte na esperança!

Um tacho como prenda

Por aqui há quem comemore o natal antecipadamente!

Prenda de Natal

Se ainda está na dúvida sobre que prenda oferecer a algum político amigo, aconselho este artigo! Nalguns casos funciona... conseguem ver concretizações positivas onde a maioria só vê promessas!

Coisas que dão vida à cidade

Felizmente que por aqui o balanço também é positivo. A cidade precisa e merece este espaço de conhecimento e saber!

Do lado de quem dá, do lado de quem precisa!

Esta campanha de "uma migalha, um voto" está a ganhar muitos adeptos em todo o País!

Gestos de Natal

Colabore! O ambiente agradece...

Dum lado cabaz... do outro capaz!

Na maior parte das vezes são multas, desta vez são cabazes... e enquanto ocupam o tempo assim, outros há que se preocupam em tornar mais difícil a vida dos pacenses!

22 dezembro 2008

Tão baralhada que estou, credo!

Afinal digam-me lá, qual é o verdadeiro nome da Senhora, afinal? Maria da Natividade Gonçalves Monteiro ou Catarina Efigénia Sabino Eufémia?

Preservar a riqueza natural

(...) "deve ser dito que o Alentejo sem sobreiros é um deserto". O Alentejo sem sobreiros é um deserto mesmo que as oliveiras os substituam!
João Posser de Andrade in
Público

Raio de vida esta!


Cá pelo burgo as queixas são mais que muitas, ou com a Banca, ou com a azeitona e com o raio da vida que temos!

Para animar a coisa, o melhor é clicar aqui e afinar a garganta!

A voz do Senhor

O Bispo de Beja realça aqui que o Alentejo é das regiões com “maior desfasamento na distribuição da riqueza” e mostra-se preocupado com “tantos desanimados na nossa sociedade, deixados ao abandono e na solidão (...) que tantas vezes leva à autodestruição e ao suicídio”.

Efeitos da quadra

Do mal o menos... para já aqui há um balanço positivo do ano!

21 dezembro 2008

Neste plaino sem fim...

O tempo é tudo... Alentejo!

Alma vazia

Este blog nasceu com o objectivo de podermos trocar ideias, informações, ou simplesmente deixar o que nos vai na alma...acerca do Alentejo!

Mira técnica

A emissão segue dentro de momentos... ou talvez não!

Se já estavamos mal...

Os hospitais mais carenciados do interior antevêem uma crise com a fixação de preços máximos para os médicos tarefeiros. Directores dizem que, ao baixar os honorários para quase metade, deixa de ser atractivo para os profissionais. E urgências correm o risco de ficar vazias. (...) O mesmo receia o director do Hospital de Beja, Rui Sousa Santos, para quem perder médicos passa a ser um "risco real" da sua urgência.
in DN

Na hora que te namoro!

Cidade minha que me namoras... diz-me porque não acertas as horas?

Não diga que não avisei!

Dado o adiantado da hora, se estiver sem sono ouça isto... ainda não está anestesiado? Não tem receio de possíveis danos cerebrais? Então nesse caso acabe de ouvir!

É tão grande o Alentejo