27 dezembro 2008
Ideal para o monte
E, com os meliantes que por aí andam, aconselho a aquisição deste sistema de alarme alentejano... é do melhor que por aí se encontra! Na cidade contudo, é melhor optar por meios electrónicos pois é incompatível com apartamentos!
Ainda do emprego na região
(...) A taxa de desemprego dos jovens é a segunda mais alta do continente. Nos indivíduos até aos 25 anos, é de 17,7 por cento. Os serviços absorvem 64,8 por cento do emprego da região, seguindo-se a indústria, com 24 por cento, e a agricultura e pesca, com 11,2 por cento.(...) 42,6 por cento dos trabalhadores da região auferem salários abaixo dos 600 euros.
in Público de 13Out08
in Público de 13Out08
Paradoxal
Dados provisórios do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, relativos a 2007, referem que a comunidade brasileira é a mais representativa no distrito de Beja, com quase 690 residentes, seguida da ucraniana, com 639, a romena, com 584, e a búlgara, com 492 indivíduos de ambos os sexos. (...) A necessidade de mão-de-obra imigrante numa região onde persiste uma elevada taxa desemprego pode parecer um paradoxo. Com efeito, dados do Instituto de Emprego e Formação Profissional relativos a 2008 revelam que o número de desempregados na região do Alentejo é de 18.600, parte significativa dos quais é feminina, "não-qualificada" e está condicionada por uma "elevada taxa etária". No escalão mais jovem cerca de cinco por cento de recém-licenciados vêem recusada a sua entrada no mercado de trabalho porque as empresas locais exigem, cada vez mais, mão-de-obra qualificada. (...)
in Público
26 dezembro 2008
Agora fiquei baralhada
Desculpem lá a pergunta, mas supostamente o planeamento familiar não é para evitar situações destas?
Infoexclusão
O panorama do poder local no nosso burgo a fazer fé na pesquisa que fiz na net é miserável... Quer no site da CMB, quer na ANAFRE ou através de qualquer pesquisa Google o resultado é quase nulo. Apenas 2 Juntas de Freguesia têm sites na net e destes apenas 1 se pode entender como oficial. No campo do correio electrónico o quadro também não melhora muito, 50% têm email declarado mas já nem me dei ao trabalho de os confirmar para não ter mais surpresas!
25 dezembro 2008
24 dezembro 2008
Bom Natal
Coisas que dão vida à cidade
Felizmente que por aqui o balanço também é positivo. A cidade precisa e merece este espaço de conhecimento e saber!
22 dezembro 2008
Tão baralhada que estou, credo!
Afinal digam-me lá, qual é o verdadeiro nome da Senhora, afinal? Maria da Natividade Gonçalves Monteiro ou Catarina Efigénia Sabino Eufémia?
Preservar a riqueza natural
(...) "deve ser dito que o Alentejo sem sobreiros é um deserto". O Alentejo sem sobreiros é um deserto mesmo que as oliveiras os substituam!
João Posser de Andrade in Público
João Posser de Andrade in Público
Raio de vida esta!
A voz do Senhor
O Bispo de Beja realça aqui que o Alentejo é das regiões com “maior desfasamento na distribuição da riqueza” e mostra-se preocupado com “tantos desanimados na nossa sociedade, deixados ao abandono e na solidão (...) que tantas vezes leva à autodestruição e ao suicídio”.
21 dezembro 2008
Alma vazia
Este blog nasceu com o objectivo de podermos trocar ideias, informações, ou simplesmente deixar o que nos vai na alma...acerca do Alentejo!
Se já estavamos mal...
Os hospitais mais carenciados do interior antevêem uma crise com a fixação de preços máximos para os médicos tarefeiros. Directores dizem que, ao baixar os honorários para quase metade, deixa de ser atractivo para os profissionais. E urgências correm o risco de ficar vazias. (...) O mesmo receia o director do Hospital de Beja, Rui Sousa Santos, para quem perder médicos passa a ser um "risco real" da sua urgência.
in DN
Subscrever:
Mensagens (Atom)