07 fevereiro 2009
O nível do Alqueva
Com o que tem chovido também não admira a Barragem do Alqueva esteja quase cheia, mas não deixam de ser bons sinais estes no nosso Alentejo! O PM veio cá dizer que o reforço da potência hidroeléctrica, constitui "um investimento absolutamente indispensável e seguro" para fazer face às consequências da crise económica e financeira. Ao mesmo tempo o PM mostrou-se hoje convicto de que a refinaria Balboa, prevista para Badajoz, não deverá ser construída "se puser em causa os valores ambientais" na zona portuguesa de Alqueva, no Alentejo. Oxalá!
06 fevereiro 2009
Para todos os gostos!
Aos poucos o programa começa a desenhar-se! As "campaniças" nem vão caber em si de contente quando derem conta que o Zé ceguinho e o Tony carretas estarão em palco. A boa noticia para já, só uma e chama-se Rita Redshoes!
Á dúzia sai mais barato
Hoje nas noticias do burgo dá-se conta que arranca hoje no Parque de Feiras e Exposições mais uma edição da Feira Outlet Stocks e Reduções, que até ao dia 31 de Março decorrem as candidaturas ao PRODER (escrevi bem, creio eu!) e que o João Paulo Trindade não sabe se avança com recandidatura (o IPB também está a votos, João Paulo!) e finalmente que o Secretário de Estado das Obras Públicas reúne-se na próxima terça-feira com a EDAB e com os accionistas para falar sobre o modelo de gestão do aeroporto (a dita é em Lisboa porque a distância de Lisboa a Beja é maior que o inverso!).
Devo ser muito burra!
A plataforma super integrada da hiper concelhia do Baixo Alentejo reunindo as mais sublimes mentes das dinâmicas instituições e organizações do burgo, vai rever os supra planos no sentido de garantir a articulação integrada e fomentar o desenvolvimento de trabalho concertado. E, daí?
05 fevereiro 2009
Cunbersas na tasca
(...)
- Oh pá, vamos lá deixar de porras! Sabes bem que o vinho é que induca mesmo!
- Mas e com isso da Associação é que fazem melhor vinho?
- Ah, pois é! E quem o disse nem foi eu!
- Olha, cala-te mas é e bebe que o teu mal é sede!
- Oh pá, vamos lá deixar de porras! Sabes bem que o vinho é que induca mesmo!
- Mas e com isso da Associação é que fazem melhor vinho?
- Ah, pois é! E quem o disse nem foi eu!
- Olha, cala-te mas é e bebe que o teu mal é sede!
Mas agricoltura pra quê? Interneti é que é!
No Alentejo, entre 2005 e 2008, a utilização das tecnologias aumentou 3,9% no caso do computador, 21,4% quanto à internet e 9,5% relativamente ao telemóvel.
É preciso dar ao pedal...
Agora que se anuncia aqui a 3ª etapa da Volta ao Alentejo-2009 a ter lugar a 3 de Abril no burgo, seria bom que aproveitassem esta resolução da AR para conseguir a ciclovia até ao Guadiana e pôr a malta por ai a pedalar em grande!
E à missa de Domingo vão?
Direcção Regional da Cultura do Alentejo ausente na entrega do Prémio Vilalva à Diocese de Beja.
Titulo do Público de 04.02.2009
Titulo do Público de 04.02.2009
Não percebo...
- Porque é que mesmo apesar dos avisos as pessoas teimam em não desligar os teleles no Pax Julia?
- Porque é que sendo um espectáculo dos estudantes e para os estudantes, estes teimam em não aparecer?
- Porque é que sendo um espectáculo dos estudantes e para os estudantes, estes teimam em não aparecer?
- Porque raio a malta se ri aparvalhada e histéricamente sempre que aparece a palavra sexo quando a piada até é inteligente?
- Porque é que ao preço que o Pax Julia pratica para espectáculos de qualidade como este, a sala fica meia vazia?
- Porque é que ao preço que o Pax Julia pratica para espectáculos de qualidade como este, a sala fica meia vazia?
Também não deve ser para perceber... eu cá gostei e prontes!
04 fevereiro 2009
Porque no te callas?
Ao invés de acertarem estratégias sobre aquilo que é estruturante e essencial para o distrito os politicos do burgo optam por cenas destas! Não beneficiam quem as diz, quem as ouve e muito menos os eleitos que lhes deviam merecer mais respeito.
(...) A ciência de governar é neste país uma habilidade, uma rotina de acaso, diversamente influenciada pela paixão, pela inveja, pela intriga, pela vaidade, pela frivolidade e pelo interesse. A política é uma arma, em todos os pontos revolta pelas vontades contraditórias; ali dominam as más paixões; (..) em volta daquela arena enxameiam os aventureiros inteligentes, os grandes vaidosos, os especuladores ásperos; há a tristeza e a miséria; dentro há a corrupção, o patrono, o privilégio.
Eça de Queiroz, in 'Distrito de Évora (1867)
A voz do Queiróz
(...) Posto isto, José Queiroz lamenta que a sociedade civil e empresarial da região não esteja suficientemente empenhada em tirar partido das mais-valias que um aeroporto civil em Beja pode criar.
Serviço de Estatística Fictícia
O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) estima que o Baixo Alentejo venha a receber cerca de 30 mil imigrantes ao longo da próxima década, admitindo que pelo menos dez mil possam ficar a residir nesta região.
in Diário do Sul
in Diário do Sul
03 fevereiro 2009
Questão de prioridades
A A26 vai ter portagens e morre em Beja, o investimento esperado para o Alqueva está em banho maria, os interesses estruturantes regionais afastados da gestão futura do Aeroporto e a grande preocupação é a sucatada local!
02 fevereiro 2009
À espera morreu um burro!
(...) Já está definida a forma da futura gestão do Aeroporto de Beja?
- Estava previsto a publicação de um Decreto-Lei que atribuiria a concessão à EDAB. Entretanto, não foi publicado o citado Decreto-Lei, pelo que estamos à espera que os accionistas da EDAB se pronunciem sobre essa situação.
in PE
- Estava previsto a publicação de um Decreto-Lei que atribuiria a concessão à EDAB. Entretanto, não foi publicado o citado Decreto-Lei, pelo que estamos à espera que os accionistas da EDAB se pronunciem sobre essa situação.
in PE
The Godfather
Agora é que vão ser elas! Já não chegava o Beja orgulha-se... por tudo e por nada e ainda tinha que vir o padrinho devolver o orgulho a Beja! Aonde raio hei-de meter tanto ego, agora?
Second life no Alentejo
Um resumo das cenas gravadas no Alentejo da produção totalmente nacional, e como não poderia deixar de ser, com a maior parte das cenas gravadas em Albernoa!
Até a barraca abana!
Mas já agora expliquem-me lá, porque raio estes tipos insistem em fazer dos alentejanos uns tristes?
01 fevereiro 2009
Com pouco futuro por Beja
Já temos mais um candidato à Praça! Desta feita é um empresário alfacinha e por certo, profundamente conhecedor da realidade bejense, homem da "Direita do Futuro" e que certamente não deixará de nos brindar com o slogan "Beja com futuro"!
O Baixo Alentejo vai ter portagem!
O Zézito (como o tio o chama) anunciou ontem em Ferreira do Alentejo a adjudicação da concessão rodoviária do Baixo Alentejo. Um investimento de 270 milhões de euros que foi adjudicada ao consórcio Grupo Rodoviário do Baixo Alentejo liderado pela Edifer e integra a construção de uma nova auto-estrada entre Sines e Beja. O grupo ACS é o principal parceiro no negócio e vai construir a auto-estrada com quatro faixas de rodagem que ligará Sines a Beja, o IP 2 entre Évora e São Mancos, a ER261-5 entre Inês e Santo André e ainda a conservação de outras estradas, num total de 374 quilómetros. O ACS é presidido por Florentino Perez, ex-presidente do Real Madrid, e irá também explorar por um período de 30 anos o IP 8 cuja concessão foi avaliada em 690 milhões de euros. As receitas serão obtidas a partir da disponibilidade de pagamento de portagens no IP8 (futura A26), entre Santiago do Cacém e Beja. O investimento será suportado pelo Banco Europeu de Investimento, que comparticipará com 210 milhões de euros. Percebe-se agora porque queriam os "nuestros hermanos" que a A26 chegasse até à fronteira, agora que ficam com o "lucro todo" mas não deixo de registar a estranheza do silêncio dos autarcas locais contra as portagens por falta de uma alternativa aos condutores. Porque não se aplica aqui o mesmo critério de vias como a A25, A24 ou outras? Resta a esperança que a obra seja breve e que estes dados, pelo menos, se venham a confirmar!
Subscrever:
Mensagens (Atom)