10 abril 2009

Votos de época

Fica aqui o desejo que façam da Páscoa um momento de partilha e felicidade mais do que uma ocasião de gulodice! Boa Páscoa a todos!

Na linha da frente

Louvável e interessante esta iniciativa do João!

09 abril 2009

Sabe onde fica?

O cinema em tempos, até na aldeia foi... Monumental! Hoje, até em Beja é... Residual!

Ah, pois é!

Inexplicável é não só a inércia demonstrada pelo Governo, como também a da EDAB que 5 anos depois de reconhecer a necessidade de rever o PCN da pista do Aeroporto de Beja ainda aguarda pelas conclusões do estudo do LNEC.

Está assim o Alentejo!

As principais unidades hoteleiras do Alentejo estão esgotadas ou quase cheias para o fim-de-semana alargado da Páscoa, sobretudo devido a um aumento dos turistas nacionais, revelou hoje à agência Lusa o responsável da Turismo do Alentejo!

08 abril 2009

Aprender é tão bom

- Pai, como é que se chama a nossa rua em Beja?
- Porra, escuta! Já te disse... Abu Al-Walid Al-Baji
- É o quêm?

Está a gravar?

Portugal terá cinco quiosques multimédia (um deles em Beja) onde os cidadãos podem deixar sugestões para o futuro da Europa entre os dias 14 e 24 de Maio. Paralelamente, instalações de rua a três dimensões chamarão a atenção para os principais temas das eleições europeias de 7 de Junho(...) A "choice box" é um quiosque multimédia, de 2,5m x 2,5m, equipado com dois computadores, três plasmas, uma câmara de vídeo e microfone destinados a gravar as sugestões dos cidadãos.

Em actualização

A campanha de promoção do Alentejo continua... O site do Turismo Alentejo, ERT também brevemente estará actualizado!

Nos Lusíadas

Já na cidade Beja vai tomar
Vingança de Trancoso destruída
Afonso, que não sabe sossegar,
Por estender coa fama a curta vida.
Não se lhe pode muito sustentar
A cidade; mas sendo já rendida,
Em toda a cousa viva a gente irada
Provando os fios vai da dura espada.
Camões, Canto III, 64

Há alturas em que comentar é pecado!

Acreditem, até a mim me comove tanto fervor religioso!

Conversas de telemóvel

- Tá?
- ...
- Então cheguei ontem a Beja e já estava tudo fechado!
- ...
- Porra, não conheces isto, tu?
- ...
- Não, eh pá, tu parece que não sabes como são as aldeias?

Oi, hermano há quantos anos não vens a Beja?

(...) Llegando al final de recorrido, aparece Beja, con su imponente castillo del siglo XIII que se conserva en perfecto estado y permite recorrer todo su perímetro y subir a su torre, desde la que se divisa la meseta del Bajo Alentejo. Después hay que bajar al centro histórico y perderse en las estrechas calles para descubrir algunos tesoros, como la Catedral manierista y barroca, la Iglesia Matriz de Santa Maria, el núcleo visigótico de la Iglesia de Santo Amaro y, detenidamente, el Museo Reina Doña Leonor, en el Convento de la Concepción. Aquí espera una riquísima colección arqueológica de azulejos y arte religioso. En Beja hay que andar por sus callejuelas, que esconden encantadores cafés que parecen de otra época y tiendas donde es recomendable comprar artesanía típica, desde objetos de barro y madera a artículos de corcho.

07 abril 2009

Com amigos assim...

A pista da BA 11 é alternativa ao Space Shuttle, ao que julgo saber e, com regularidade se vêm ali aterrar aviões de carga como o Antonov, de modo que esta é de ir às lágrimas... depois da obra feita questionam-se as fundações! Ou a ideia é outra?

Amici, ad qui venisti?




O espanhol da Volta

Beja capital... do pedal!

05 abril 2009

O retrato sem cor

O Alentejo foi a primeira região do País a atingir os dois dígitos ao nível da taxa de desempregados. O que é agravado pela eterna falta de alternativas em termos de emprego local. E é difícil avaliar o que é mais dramático. Se a vida de quem trabalhou desde os dez anos, sem direito a férias e que agora se vê na iminência de pedir apoio social. Se a de casais jovens, que já tiveram bons rendimentos e que agora vão buscar às escondidas refeições à Cáritas. (...) Vidas que retratam o Alentejo, região do País (...) onde 43,7% dos trabalhadores por conta de outrem (268 mil ) recebem entre 310 e 600 por euros/mês. (...) O pior é que são poucas as alternativas em Beja, não há fábricas, os empregos públicos estão bloqueados e o comércio fecha as portas. O distrito tem 8699 desempregados, dos quais 5066 são mulheres. O casal faz-nos uma visita guiada pelo centro da cidade. É desolador! Logo na Praça da República fecharam o Central Restaurante HenriBar, a drogaria Castilho e uma loja de roupa de criança. Avança-se pelas artérias do centro histórico e a lista não pára de aumentar: mercearias, restaurantes, lojas de decoração e de electrodomésticos, pronto-a-vestir, sapatarias, papelarias, chapelarias e até marcas internacionais, como a Brooklin's e a Alain Manoukian. Estão todos a fechar as portas , abre um ou outro espaço, mas ainda são as ditas lojas de chineses a demonstrar alguma actividade. (...) A Cáritas de Beja apoiou 4616 pessoas em 2008, mais 32% que no ano anterior e a tendência é para aumentar. Fazem apoio domiciliário a 70 famílias e não podem ultrapassar este número. Já em relação à distribuição de refeições tiveram que duplicar, de 20 para 40. (...) "Este distrito tem um índice de desemprego bastante alto. Não temos indústria e o problema de encerrar uma fábrica e ficarem todos no desemprego. Temos comerciantes, pequenas empresa familiares que têm fechado. São pessoas sem possibilidade de aceder ao subsídio de desemprego ou a outros apoios do Estado. É preocupante", explica Teresa Chaves. (...) Na despedida, percebe-se melhor o silêncio dos residentes no Alentejo. Sobretudo, quando correm o risco de perder o emprego. Também dizem que "as cunhas" têm muita importância e que se pode pagar caro uma denúncia. E não se pode esquecer o pedido de Fábio. "Mandem-nos o jornal. Não o podemos comprar!"

A cor do retrato

Que bom seria que estas cores da foto da Zé espelhassem a alma das gentes do Alentejo!

Pica, pica...

São 3 no total, 2 pelo PS e 1 pelo PC que representam Beja na Assembleia e, mesmo votando em consonância (o que é muito improvável para não dizer impossível ainda que estejam em causa interesses estratégicos para a região) e com os dois braços no ar, a expressão e peso político na decisão seria nulo ou perto disso! E, é o que temos... mas reconheço que o deputado José Soeiro faz a diferença e os possíveis para justificar o ordenado! Ora questiona a ministra, ora questiona o Governo... ninguém provávelmente lhe responde mas que lhes pica os miolos, pica!