27 junho 2009

De Beja para o mundo

O álbum «Virgem Suta», tem 12 temas, originais, escritos e compostos por Jorge Benvinda e Nuno Figueiredo, foi apresentado, em Beja, na Galeria do Desassossego.
ET: Eu estou no filme, descubram-me!

25 junho 2009

Eles andem aí...

Câmara de Beja adere ao Programa para a Mobilidade Eléctrica! Os primeiros veículos já circulam por aí!

Babem-se, vá!

O programa de Verão das manhãs e tardes da SIC estará dia 30 de Junho em Beja!

Quem canta, seus males espanta!

Aeroporto de Beja

O Aeroporto de Beja, cuja empresa para voos civis foi criada em 2000 por Guterres, que Durão Barroso prometeu que teria vôos em 2003, que Sócrates anunciou abrir em 2008, em Março de 2009, que Mário Lino anunciou abrir em Junho de 2009, que qualquer dia será inaugurado, apesar de não ter ainda qualquer contrato de utilização firmado, estando actualmente a 52 km da autoestrada mais próxima, não tendo caminho de ferro, nem empresa gestora, vai no entanto ser mais um êxito no «caminho da retoma». Contra os críticos e botabaixistas, eles fazem. E gastam.
(...) Tendo em conta as características inerentes à Região, desde logo são perceptíveis várias dificuldades na operação rentável da infra-estrutura:
- As companhias aéreas tradicionais não consideram Beja viável para as suas operações principalmente devido à falta de procura e ao estado embrionário do aeroporto.
- O negócio da carga não poderá à partida ser viabilizado em transporte misto (e.g. passageiros + carga), e em contrapartida não existe massa crítica presente para justificar a utilização de cargueiros puros.
- A carga aérea tem por norma um valor elevado por cada unidade, pelo que o fraco volume de negócios das empresas de agricultura, questiona o escoamento de produtos por via aérea.
- A instalação de um hub de carga é de dificuldade acrescida dado que estes têm como função importante a consolidação de mercadorias de diversas rotas, e que neste momento não existem em Beja.
- A fraca capacidade turística instalada na Região não é suficiente para absorver o tráfego desejado, pelo que o aeroporto está dependente de terceiros disponibilizarem-na para viabilizar o seu negócio.
Em súmula, as características próprias e o contexto actual da Região do Alentejo apresentam consideráveis desafios ao desenvolvimento rentável do aeroporto de Beja, e por esse motivo a EDAB terá de assumir um papel forte de promoção, assim como uma estratégia e plano de desenvolvimento gradual que se adeqúe à própria evolução da envolvente externa.(…)

24 junho 2009

Ah, fadista

Referência incontornável na história do fado, Vicente da Câmara, vai actuar no Pax Julia dia 27 de Junho, a partir das 21h30.

A curiosidade aguça o apetite

(...) Se tudo decorrer conforme planeado, em Setembro poderá iniciar-se “já algum tipo de operação”. É a convicção de José Queiroz que garante o interesse de duas companhias portuguesas em operar em Beja.
Uma já se conhece, mas a outra é mesmo segredo bem guardado!

Constatação

A Feira do Oculto e Bruxaria já acabou mas os vendedores da banha da cobra ficaram cá pelo burgo!

23 junho 2009

Há calhaus na Praça da República!


Uma questão de estilo?

Lá para o fim do Verão...

(...) “Portanto, não se perde nada” com os atrasos na concessão, garantiu José Queiroz!

Beja Capit@l

Beja não é Milão nem Roma, é Beja e tem que ser tratada como Beja. Não pode ser tratada como uma grande capital!
José Barriga

22 junho 2009

Contas redondas

As contas de 2008 ainda estão por fazer! Vai na volta ainda inauguram primeiro uma rotunda...

Tinha que ter PC na sigla! Manias...

O novo Plano Municipal de Emergência e Protecção Civil de Beja (PMEPC) encontra-se em processo de consulta pública. A consulta pública decorre até ao dia 23 de Julho.
O documento pode ser consultado aqui ou no edifício dos Paços do Concelho, Departamento Técnico ou Biblioteca Municipal José Saramago.

A ver...

o que resulta disto...

21 junho 2009

Treze anos sem férias e nem uma medalhinha?

O valor (32.119,33 €) constante do item "Outras" do ponto "1. Remunerações" respeita ao pagamento de férias não gozadas pelo Vogal 4 (Eng.º José Vicente Reis) nos treze anos em que exerceu funções no Conselho de Administração da EDIA, num total de 190 dias.