25 abril 2009

E, falta ainda construir Portugal...

“Esta é a madrugada que eu esperava
O dia inicial inteiro e limpo
Onde emergimos da noite e do silêncio
E livres habitamos a substância do tempo”
Sophia de Mello Breyner Andresen

23 abril 2009

Está a ficar quente o ar...

Desemprego cresceu 23,8 por cento em Março, anuncia hoje o Público! Se no geral as coisas já vão assim, eu faço ideia no Alentejo...!

De boas intenções...

Cá pela região e pelo que se afirma aqui, o desafio é fazer crescer... o partido de tal forma que das 14 poucas sobrem para os outros!

Leitura simples

2/3 dos portugueses não pegaram num livro no último mês... nem sequer no livro de reclamações, aposto! Este indicador no Dia Mundial do Livro é preocupante!

22 abril 2009

Dar música às amigas

O sol, a julgar pela "sombra" parece que chegou de vez... com ele o calor do nosso Alentejo! E, talvez por causa disso de repente, apeteceu-me dar música ás minhas amigas, à Joana e à Maria, autora da foto!

Claro e escuro

O site já está online mas por estes lados não passou do preto e branco!

O fado é q'induca mas o vinho é q'instrói

Consta que o vinho dá bons conselhos... mas, se calhar algumas decisões deviam ser tomadas com água!

5 fazem diferença?

Alguém aqui não estudou bem a lição, porque o que o EFMA prevê é uma área de irrigação que beneficiará uma área total de cerca de 115 000 ha e não 110 ha e irá consistir em 15 barragens de regularização, 314 km de canais, 31 reservatórios de regularização, 56 estações elevatórias secundárias, 2240 km de túneis e aproximadamente 1000 km de vias de comunicação. Mas, do mal o menos ficámos a saber que para lá de 2013 os "lugares" estão assegurados... não vá acontecer para aí algum azar!

Agora que já me passou a azia!

Ontem o PM naquela mal ensaiada aparição pública falava sobre os investimentos na região do Alentejo, Sines, Beja... e acho que tem toda a razão em afirmar a importância da Auto Estrada. Faz aliás todo o sentido esta ligação do Porto de Sines ao aeroporto de Beja, uma vez que um não tem navios e outro também não tem aviões...

20 abril 2009

Em cena nos teatros alentejanos

Quem aceder ao link do Teatro Pax Júlia sem um antivírus capaz arrisca-se a ver o seu computador infectado com um trojan, como prova a imagem acima! Este alerta na net já tem barbas sem que contudo, quem tem competência e responsabilidade na matéria, resolva este assunto. Só de pensar na miudagem agarrada ao "magalhães" a consultar a programação até me dói a alma! Acho de facto, uma falta de consideração e de profissionalismo atroz esta situação!
Mas, não se fiquem a rir os vizinhos eborenses! Quem aceder ao link do teatro Garcia de Resende leva com dose igual...Fica o aviso aos cibernautas e, uma vez mais, aos responsáveis o apelo para que resolvam o problema!

Memórias do tempo passado

Alentejo, terra de pão, uma "pátria dentro de outra Pátria"... nestas paragens antigas!

Curta e grossa

E, como hoje édia deles, o séquito trata de ir prestar vassalagem! Tempos houve em que descaramentos destes faziam cair o Carmo e a Trindade, hoje... nem a Torre de Menagem abana!

Alentejo, terra de abrigo

Escutem parte do que deu a união entre a Orquestra Sinfónica de Córdova e o Grupo Coral de Baleizão. E agora, acham que se aplica aqui o aforismo: "de Espanha, nem bom vento nem bom casamento"?

19 abril 2009

Pax Julia, de ontem e de hoje

E por isso, já se deram ao trabalho de ler bem isto?

Há pouco pedal para certas coisas!

A ideia era a de retirar viaturas do casco urbano e permitir uma visita mais cómoda ao centro histórico da cidade, mas dois anos depois, oh petras... para que vos quero! Nem as bike voltaram, nem as razões mudaram e menos ainda as soluções estudaram...