10 janeiro 2009

Enchendo a alma e a retina

Hoje a neve veio ao burgo e colocou uma toalha calada sobre a paisagem!

É mesmo assim, Queiroz?

A companhia aérea de baixo custo Ryanair escolheu o aeroporto de Badajoz, em Espanha, como nova base, pois considerou que aquela infra-estrutura possuía todos os requisitos para os objectivos da empresa em servir a Extremadura espanhola e a região de Lisboa. Existe também a possibilidade do exemplo ser seguido, brevemente, pela Air Berlim. Aquilo que era apenas uma hipótese, a existência de uma base de Low Cost na fronteira portuguesa, passou, agora, a ser uma certeza absoluta. Esta nova base estará operacional dentro de dois anos, em meados de 2009, prevendo-se investir, apenas, 12 milhões de Euros (...). Convém recordar que, em Beja, serão gastos 32 milhões de Euros, sem se saber se alguma companhia aérea de baixo custo o vai utilizar (...)
in
Público
Também a TVI fala do "elefante branco"!

O pior cego é o que não quer ver!

Ou muito me engano ou esta opinião inspirou-se na entrevista acima! Tal terá sido a pressa de copiar o estilo que nem se terá dado conta que o barrete também lhe assenta na perfeição!

09 janeiro 2009

Talvez por ser loura

Custa-me um bocado perceber como se aposta em coisas destas quando a realidade o que espelha são sinais destes e outros piores!

Beja como a nossa só há uma!

Numa voltinha rápida pelo mundo com a ajuda da net, encontramos mais Beja, a saber:

  • Beja no Estado do Pará, Brasil
  • Beja na Guiné-Bissau
  • Beja em Wilāyat Bājah, Tunísia
  • Beja em Aluksnenskiy Rayon, Letónia
  • Beja no Limpopo, Africa Do Sul
  • Beja no Distrito de Lourenço Marques, Moçambique

Ui... preparem-se para a pega!

Planície Taurina o novo programa taurino da Rádio Voz da Planície de Beja no ar no próximo sábado. Este programa segundo os seus autores "surge no intuito de promover, dignificar e servir a festa brava e o publico aficionado...".

Afinando o instrumento!

Quem não acerta o tom fica de fora da orquestra!

08 janeiro 2009

A votos na máquina

Para quem teve oportunidade de ouvir o Presidente a "preto e branco", ficou a saber que ainda está na fila a aguardar que o Comité decida se é ou não candidato!

Infelizmente...na lista negra!

Os acidentes de viação nas estradas de Portugal continental provocaram (...) uma média de uma vítima mortal a cada 11 horas e 22 minutos, segundo dados divulgados esta quinta-feira pela Autoridade Nacional da Segurança Rodoviária (ANSR). (...) Em contrapartida, as vítimas mortais aumentaram em Beja (mais 9 mortes, uma subida de 36%)
in
Diário Digital

Economicismo ou falta de visão?

(...) No caso da tão discutida autoestrada entre Beja e a fronteira, a verdade é que nós neste momento, não temos tráfego que justifique que construamos uma estrada com quatro pistas. Se tivermos um bom IP, com duas pistas, que satisfaça as necessidades de transporte,quer de pessoas quer de mercadorias, então os problemas estão resolvidos.
in
Jornal da Planicie

As moças do Alentejo

Quiz ao Biz!

E, já agora, em resultado disto sabem-me dizer quantas empresas já surgiram em Beja? A julgar pela Bolsa de Oportunidades e de Emprego, imagino a vossa resposta!

Cybercentro real ou virtual?

Sabem se isto está a funcionar?

Perguntar não ofende!

Hoje o Presidente vai estar aos microfones do Preto no Branco. Oportunidade para colocarem as vossas questões através deste email.

07 janeiro 2009

Tempo estrambelhádo... brrr!


Causa vs efeito

Com exemplos destes ou até pior como estes, as politicas de fixação das pessoas, cá pelo burgo, hão-de ter grande resultado!

Podem esperar sentados!

Pronto, podem ficar sossegados! O assunto foi encaminhado para a pessoa certa!

O mal é geral

Batem tanto no Xico e afinal o Manel também anda com os olhos em bico.

Anda o negócio quente...

O City Park de Beja será edificado junto ao Shopping Vivaci, será constituído por 3 edifícios, 4.300m2, 3.500m2 e 1335m2, num ABL total de 9.253 m2, conta com 581 lugares de estacionamento. A data de inauguração está prevista para Novembro de 2009.
ler mais
aqui

Deve ser contagioso

Alguém me sabe explicar porque o Arquivo Distrital de Beja é o único que não tem site na net?

06 janeiro 2009

Explosão de fertilidade

O ano de 2008 terminou apresentando uma ligeira subida do número de crianças nascidas na região alentejana. Segundo o "Diário do Sul" apurou junto dos hospitais de Évora, Portalegre e Beja, houve em todos eles um aumento de nascimentos comparativamente ao ano de 2007. (...) No que concerne ao Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, constatou-se igualmente um incremento dos nascimentos, pois mais 22 bebés nasceram em 2008 do que em 2007, sendo que no ano passado nasceram 1227 e no ano de 2007 registaram-se 1205.

Caso não saibam‏

Oh meus amigos, as contas não é aqui que se prestam… é nas urnas de voto!

Mata velhos a pedal?

Sabia que, por aqui, há quem faça "trikes"? Depois digam, que os alentejanos não têm espirito inovador!

Ainda a tempo da visita

A Exposição “O Coração da Terra – Aspectos do Mundo Rural na Arte Europeia (Séculos XVII-XX)” irá encerrar as suas portas, depois de atingir um número significativo de visitantes, no próximo dia 10 de Janeiro. Em tempo de balanço da exposição, esta data será assinalada com a realização de uma conferência do Prof. Eng.º João Filipe Bugalho, do Instituto Superior Técnico, intitulada “A Arte, a Conservação da Natureza e o Mundo Rural”.

Doces...

Os dias de gulodice já passaram mas acreditem que estes cá do burgo caem sempre bem!

Se sabem, digam lá!

O McDonald's em Beja oferece aos clientes acesso livre wireless. E, das instituições públicas, tipo CMB, Beja Digital e afins quantos acessos livres à Internet estão disponiveis na cidade?

05 janeiro 2009

E a tua "ferramenta"? Serve para quê?

Atentem bem nesta teoria! Foi assim que a cooperativa ficou "comprativa", a educação virou ignorância, a esquerda e direita ficaram centro e o povo se tornou autista...muitos, anos depois, há ainda por aí muitos que continuam a não querer perceber o valor da "ferramenta"!

Está tratado!

... Um alentejano sem alcunha é uma autêntica raridade!
Ramos, Francisco M., ISBN: 9727723683

Chavões que ficam sempre bem...

(...) O Alentejo vive hoje um tempo paradoxal. (...) Hoje temos Projectos de Interesse Nacional (PIN) um pouco por todo o Alentejo. Assistimos ao nascimento de empreendimentos de grande qualidade que geram muitos empregos e riqueza quando estão a operar já em plena capacidade. Temos boas vias de comunicação e outras estão projectadas para os próximos anos. Temos duas infra-estruturas enormes que, do ponto de vista estratégico, são importantíssimas, ou seja, o aeroporto de Beja (...) mas em simultâneo tem as fragilidades que sempre teve e principalmente aquela que eu considero como a mais importante e que é a demografia. (...) Mas não são necessárias só pessoas, são precisas pessoas qualificadas. (...) É uma equação muito complexa que tem várias variáveis em simultâneo a operarem e que não é facilmente resolúvel. (...) O Alentejo tem uma grande qualidade de vida, está preservado do ponto de vista ambiental, do ponto de vista do património material e imaterial é extraordinário, tem todas as condições para que as pessoas vivam aqui bem. (...) No entanto, falta-nos ambição e termos uma liderança regional.
in
Diário do Sul

Ei, quem é que apagou as luzes?

A autarquia bejense vai avançar com o projecto "Beja, orgulha-se..." . A apresentação vai ser feita, esta tarde, em conferência de imprensa.
Adiantam-se, entretanto, alguns dos temas que, certamente, farão parte dessa conferência, a saber:
Beja, orgulha-se... de ser a capital de distrito sem Auto-Estrada!
Beja, orgulha-se... de ter uma taxa de desemprego acima da média nacional!
Beja, orgulha-se... de ter um Aeroporto com um futuro duvidoso!
Beja, orgulha-se... de ter um Centro Histórico ás moscas!
Beja, orgulha-se... do que podia ter e não tem!
Beja, orgulha-se... do que podia ser e não é!
Serão algumas das várias respostas à questão colocada aqui

04 janeiro 2009

Aprendam que eu não duro sempre!

Leonel António Cameirinha, Comendador, 82 anos (pelo menos!), importante empresário é talvez o mais emblemático exemplo de empreendorismo da cidade de Beja. Ao mesmo tempo, simples, cordial e bem disposto, Leonel Cameirinha não desiste! Tendo o património que tem, ainda quer criar um centro turistico na sua Herdade do Monte Novo e Figueirinha e investir em negócios no Aeroporto de Beja... Faz ver aos mais novos!

Outra Beja na net

Beja is a sizeable city of one of the greener regions in Tunisia. The mountains here are some of the most beautiful, with broken hills covered with trees, and grain growing farms, as well as an occasional vineyard.

Passe a publicidade

O 5.º Festival de Música Sacra do Baixo Alentejo tem programação aqui!