17 janeiro 2009

Beja, rainha da planície!

Video do Abilio Francisco Conde

Direito ao descanso

Este fim de semana não esperem grandes novidades por aqui. E mesmo que quisesse dar-vos nota da politica local ia ser dificil! O órgão informativo do Partido está off!

16 janeiro 2009

Sensações únicas!

Há neste Alentejo verdadeiros "clusters" que vale a pena ver, rever e saborear! Este é, sem dúvida alguma, um deles!

Preservando...

As abetardas estão a aumentar no Alentejo, a única região do país onde esta espécie continua a existir. Apesar de constar entre as aves ameaçadas, a população aumentou de 1150 exemplares, em 2001, para os actuais 1600. Para esta recuperação muito tem contribuído a zona do Campo Branco, em Castro Verde, onde residem cerca de 80 por cento das abetardas do país.

A quem interessar

19 e 20/01 - Acção de Formação "Coaching: A Arte de Desenvolver os Outros". Local: Instituto Português da Juventude de Beja. Info: 284 325 744

15 janeiro 2009

Acho que sonhei com isto!

Com o propósito claro de promover o património e em paralelo mostrar as potencialidades do burgo, está a ser preparada a campanha "É só inBeja!". As actividades vão ter lugar todos os domingos de manhã a partir da torre de menagem onde serão gratuitamente distribuidos aos visitantes, monóculos para se observar com pormenor as obras do Aeroporto e da Auto-Estrada.

A passo de caracol... ou nem isso!

Devagar, devagarinho e... parado!

Às escuras

Diz aqui que já está disponível o boletim electrónico! Pois e eu bem procurei mas no site nem sinal! Alguém dá aí uma ajudinha?

Qualidade única!

O alentejano (e neste caso o Serafim) tem esta virtude de rir e de fazer rir... mesmo quando as piadas são sobre os alentejanos!

Pletuguês colecto!

É impossível ficar indiferente a estas instruções, que vêm numa embalagem de super-cola à venda numa das muitas lojas chinesas de Beja.

Bem perto de si

Desculpem lá a pergunta, mas quantos bejenses se dão ao prazer de visitar este espaço?

14 janeiro 2009

Além de AE também temos portagens!

Esta concessão, com 344 km, integra a construção de uma nova auto-estrada entre Sines e Beja, parcialmente portajada, além da construção do IP2 entre Évora e S. Manços e da ER261-5 entre Sines e Santo André, bem como a beneficiação e conservação de outras estradas já em serviço.

Num lado cidadãos e em Beja? Cidadões?‏

A rede de lojas do cidadão, inaugurada em 1999, distribui-se actualmente por Lisboa, Odivelas (segunda geração), Porto, Braga, Aveiro, Coimbra, Viseu e Setúbal, contemplando ainda espaços na Madeira e nos Açores.
in Público

Renovar faz falta!

"Para evitar o vazio" tudo por aqui terá que ficar como dantes! Notável é o próprio actual Presidente reconhecer que gostaria que "aparecesse gente nova, que quisesse comandar daqui para a frente os destinos desta Associação, porque faz falta renovar". Lamentável é que de facto não apareçam novas ideias, novos projectos e novas pessoas. Muito embora as boas ideias não tenham idade, apenas tenham futuro, talvez a razão seja pelo facto de o cargo não ser remunerado. Estarei errada?

Mais valia ires a Serpa, se calhar!

A pedido, vamos lá dar uma ajudinha nesta escolha sobre os restaurantes de Beja!

13 janeiro 2009

A ANA é que a sabe toda!

Por aqui as coisas estão tão adiantadas que até já está escolhido o vestuário das hospedeiras que realizarão o voo inaugural! O modelo foi idealizado pela ANA que ao que parece "vai ter um papel importante nesta infraestrutura aeroportuária"!

A cores

O candidato PS já estava anunciado antes de o ser, saiu agora o candidato do PSD... quem será o escolhido da CDU?

O frio é psicológico!


Sobre isto aconselha-se esta solução para os efectivos do burgo!

Zig, esta é para os teus canitos!

Entre 19 e 24 de Janeiro decorre “A Semana da Leishmaniose”, uma iniciativa pioneira a nível Europeu do Observatório Nacional das Leishmanioses (ONLeish). Durante esta Semana, será realizado um rastreio gratuito a cerca de 3000 cães para determinar a prevalência da doença em Portugal. Beja é uma das cidades incluidas no programa!

12 janeiro 2009

Temos de mudar Portugal!

Não sei se em alentejano há alguma expressão para retratar cenas destas mas creio que o calão nacional até será mais fácil de aplicar! Talvez fosse bom transformar esta reflexão em normas de conduta obrigatórias para os nossos políticos, pois... falta construir Portugal!

O silêncio do dinheiro

Dizia Vergílio Ferreira que "A cultura não vem nos livros, nem nos cursos, nem nas salas de conferências, espectáculos, exposições com uísque ou a seco. A cultura é um problema que tem que ver com os nossos cromossomas e tem a dimensão secreta, oculta, privada, íntima, de uma vivência sagrada."
Quando se mede pelo valor do dinheiro dá
nisto, forçosamente! Até o som da música acaba!

Vai uma aposta em nomes?

aqui (...) a aposta recai sobre alguém “muito identificado com o Partido Social Democrata, uma pessoa íntegra, trabalhadora, com trabalho reconhecido pela sociedade e jovem”.

A desconfiança é a mãe da segurança

Mais vale prevenir que remediar! Cá pelo burgo vêm-se, contudo, poucos agentes da autoridade na rua. Porque será?

11 janeiro 2009

Mudaram de site ou apagaram-se mesmo?

Ao que parece a cultura por aqui acabou há muito tempo...

A place full of sun... Aconselha-se!

Na idade da reforma

Por cá o "Acácio das batatas" reformou-se e bem merece o emblema de ouro da àguia. Já o NERBE também vai a votos a 12 de Fev e talvez fosse bom deixar que o actual presidente também se reformasse, era sinal de sangue novo!

Azeite ao preço da uva mijona!

O primeiro impacto provocado pelo "boom" do novo olival vindo de Espanha está a deixar em sobressalto os produtores dos concelhos de Moura, Serpa, Beja e Ferreira do Alentejo, um território que é considerado o centro de gravidade da fileira do azeite em Portugal. O preço pago à produção deste ano, 40 cêntimos em média por quilo de azeitona, representa uma quebra de 35 por cento em relação ao ano passado. Os agricultores que têm a sua cultura baseada no olival tradicional sentiram, pela primeira vez, os efeitos do confronto com o novo olival intensivo e superintensivo (...)
Público, 11.01.2009, Carlos Dias
ler mais aqui