27 fevereiro 2009

É obra...

Castelo de Beja,
Subindo, lá vais...
Tu fazes inveja
Às águias reais!

Assim reza uma das quadras de Mário Beirão sobre o nosso Castelo e, embalada por esta ideia decidi-me a ver, in loco, o resultado de mais um trabalho de requalificação daquela combinação de estilos românico, gótico, manuelino e maneirista, considerada como um dos mais belos exemplos da arquitectura militar da Idade Média em Portugal.

Neste Domingo, diga-se em abono da verdade, a porta estava franqueada e já tinha sido ultrapassada por uns quantos visitantes, alguns até estrangeiros, que tal como eu, puderam apreciar o brasão antigo da cidade estratégicamente colocado e no respeito das normas arqueológicas mais exigentes.

Continuando a viagem, oh visão esplendorosa... a torre de menagem é de facto, digna de contemplar mas depressa a minha vista se fixou no amarelo que agora preenche a praça de armas. E, não pude deixar de reparar no cuidado havido em manter o solo, tal e qual o Lidador o pisou, as mesmas ervas daninhas, a mesma lama, as mesmas ticas de cigarro a par da criação de um ecoponto lixo-histórico estratégicamente colocado á direita na praça. Mais há ainda por contar mas fica para outra ocasião.
Para terminar, aconselho-vos a passarem por lá como visitantes... do trabalho feito e na passada, aqui fica a minha mais simples expressão...fónix, é obra!

Sem comentários: