29 março 2009

Faça-se, mas faça-se com gosto!

A imprensa local há dias dava conta que "nos dias 27, 28 e 29 realiza-se, no Parque de Feiras e Exposições de Beja, a primeira NaturAlentejo, grande feira do sector da caça, pesca e Natureza, uma organização conjunta da Aventura Visual – Produção de Conteúdos e Eventos, L.da e da Câmara Municipal de Beja. Este evento pretende reunir todas as actividades relacionadas com estes temas e chamar a atenção para as mesmas, enquanto actividades humanas com relevância na história, economia, cultura e, de um modo geral, na vida societária deste distrito, onde têm arreigada tradição, funcionando como formas de integração do Homem na Natureza e na sua conservação e biodiversidade."
A primeira surpresa desta "aventura visual" acontece logo à entrada. A organização começa por não saber o valor da bandeira nacional e lá dentro apresenta-nos um um espaço sujo, desordenado, sem gosto e até algo desumanizado.

O facto de ser a primeira edição não deve ser justificação para tanto provincianismo, desleixo e falta de brio profissional... que impressão ficará em que nos visita?

Muitos dos expositores encontram-se vazios ou ocupados de forma estranha... na maioria dos demais, o desalento notava-se espelhado na cara dos promotores, salvo raras excepções dos que tinham por companhia caçadores, pescadores e outros... curiosos!

Nalguns dos stands o visitante é levado a imaginar o que significa aquele espaço ou as siglas colocadas, como por exemplo LPN que, supostamente representará a Liga da Protecção da Natureza... fica tudo dito!

Beja não pode ter orgulho nisto!

15 comentários:

Anónimo disse...

Simplesmente fantástico...

Moengas disse...

O post ou a feira? :)

Ricardo Cataluna disse...

Até dói! Mas o post está excelente. Às vezes é preciso meter o dedo na ferida!

Moengas disse...

Ricardo:
Dói é ver os animais assim (des)tratados... se os tipos da Nauticampo vissem isto! Oxalá para o ano a organização melhore francamente esta ideia.

Zig disse...

Cara amiga, bem sei que estou ultimamente a pedir muitas desculpas, mas, sendo a primeira e logo realizado no meio de uma crise económica, não achas que temos que dar um grande desconto aos organizadores dessa nova feira?

Conheço um dos rostos dessa feira há mais de 20 anos (24, para ser mais preciso) e sei que ele só não fez mais porque não conseguiu! O telemóvel nos dias que antecederam a feira não parava, ouvi algumas das conversas que ele teve no tele e posso dizer-te que se fosse eu dava certamente em doido!

Portanto, deixa-os fazer as conclusões e a próxima será certamente melhor, peeenso eu de que!

H disse...

Um comentário mandou-me para aqui! E infelizmente muito do que o Moengas escreve é verdade!

Moengas disse...

Zig,
o beneficio da dúvida dá-se sempre e o meu post era nesse sentido, um apelo para que para o ano façam melhor, daí até o titulo.

H,
ainda não troquei de sexo (nem quero!) :)

enoiro disse...

Antes de mais quero realçar a coragem de levar por diante uma feira nesta altura (crise) e por esta altura (calendário)...
Bem depois tenho que concordar com a legitimidade do post, muito bem feito por sinal, alertar o que pareceu mal para futuras correcções. Depois tenho que concordar com o comentário de alguém que conhece um dos organizadores, sim eu tb conheço a pessoa em questão e também sei que situações dessas numa futura feira terão o respectivo reparo…
Reparei agora que afinal concordei com tudo…
Sem mais…

Anónimo disse...

Espaço sujo? Sabe... os animais defecam ... os de peluche são muito mais limpinhos...

Anónimo disse...

Anónimo 12:49
convêm não confundir lixo (plastico, papel, copos cerveja, etc) com outro tipo de detritos...

Anónimo disse...

Para quem não sabe distinguir um cagalhon dum monte de lixo manda umas bocas fixes... o peluche é pra limpar o dito no fim, não?

Moengas disse...

Malta, por favor agradece-se a moderação de comentários! Criticar sim mas com elevação

Anónimo disse...

Como sempre em Portugal não se aguenta uma critica!!! Por isso o país não avança (não por culpa de Salazar que já morreu há mais de 30 anos)... O que é que interessa se se conhece o senhor (ou dois) da organização e são muito boas pessoas? O que importa é que esse (ou esses) senhor(es) use(m) esta critica para que no ano que vem pressionem os que permitiram que esta vergonha seguisse para a fente...

Vivam as criticas constructivas, sem ofender e faltar à verdade, que nos ajudam a melhorar e a evoluir no bom sentido!

Muito bem Moengas!

Anónimo disse...

Primeiro quero deixar o reparo que construtivas não leva c...

Mais, tenho pena da amiga Moengas, não pela sua capacidade critica, mas porque provavelmente passou a vida enfiada num apartamento, nunca teve um animal de estimação e vive em frente a um computador. Os latidos caninos fazem-lhe enxaquecas e o cheiro das fezes causa-lhe náuseas. É triste...
sai de casa, provavelmente com um convite oferecido, e a única coisa que merece o disparo da sua máquina são as fezes dos animais e os stands vazios. Há pessoas que só conseguem ver aquilo que procuram (o desagradável e o erro), outras há que vêm aquilo que é positivo e agradável.

Volto a frisar... tenho pena de si... é que isso não se cura... é crónico.

Moengas disse...

Caro anónimo aqui vai uma resposta onstrutiva (sem c)
- Estou pasmada conhece-me tão bem que acertou em tudo à excepção dos animais de estimação. Já dei conta de uma pulga na cama, de um rato da despensa e de um sapo na piscina.
Fico feliz que discordes, este blogue estava a ficar uma pasmaceira.
Volte sempre! Boa Semana