Foi-se o estado, continua a calamidade
Há 13 horas
Ali ó pé do girassoli aporrinhada ca vida deu-me pra prantar aqui umas cousas... Adepois saiu-me isto!
Bastante atrasado está o aeroporto de Beja (apelidado de "aeroporto low cost", pelo ex-ministro das Obras Públicas Mário Lino, por envolver "apenas" um investimento de 33 milhões de euros) em cuja pista ainda não aterram aviões, contrariamente ao prometido pelo Governo. A primeira data para o início de operações foi ... 2008; depois, Setembro de 2009; e, a seguir, o primeiro trimestre de 2010, depois de concluídas as infraestruturas. (...) A demora tem sido acompanhada pelo "engordar" da Empresa de Desenvolvimento do Aeroporto de Beja (EDAB), cujo futuro ainda é incerto, uma vez que a concessão do aeroporto foi atribuída à ANA. Mas os encargos com pessoal superaram os 980 mil euros nos últimos quatro anos, tendo crescido de 202 mil euros, em 2008, para 271 mil, em 2009 (+ 34%). (...) O presidente do conselho de administração, José Ernesto Queiroz, abdicou dos 5 mil euros mensais a que teria direito, incluindo salário e despesas de representação, para auferir a remuneração "correspondente ao local de origem - TAP -, o qual é abonado por esta empresa". Já um vogal executivo da EDAB obteve em 2009 remunerações de 75 mil euros, incluindo salários, despesas de representação, descontos para a Segurança Social, viatura e pagamento de telemóvel.
A ideia que a Rádio Pax vai passar em revista a blogosfera não me causa surpresa... mas pensar que vamos deixar de ter aquelas crónicas e de ouvir tão avisados comentadores por troca com nova programação vai-me obrigar a ter que voltar aos velhos filmes do Muppet Show para não estranhar!
O executivo da Cm Beja decidiu hoje em reunião extraordinária acabar com o tipo de eventos como a recente Moda Beja no Castelo. Durante a manhã de hoje foram necessários quase duas dezenas de funcionários para remover a baba do local e o executivo teme que estes sucos ácidos possam acelerar a degradação da torre de menagem do monumento! Os restantes stands também já foram desmontados!
Os habitantes queixam-se dos sinos da Igreja do Carmo mas as queixas do Bispo têm mais sentido nos tempos difíceis que vivemos!
Venha lá a relva e os jardins até porque com o regadio água não faltará! Os aviões esses, só para o próximo ano!
Pelo lados de S. Brissos nem o pai morre nem a malta come as batatas! E, ainda por cima agora nem sabem da colher!
E mais vos digo... se o senhor continua assim arranja uma fiel seguidora!
VII Encontros de Cultura :: Serpa :: Entrada Livre
Em Beja há bons exemplos de gestão dos dinheiros públicos:
Gamada aqui sem autorização da Praça da República, mas não resisti ao ridículo da coisa, só superável pela argumentação dos que teimam em defender o indefensável!
Finalmente as Estradas de Portugal decidiram-se a mandar tapar os 16 milhões de buracos das vias em péssimas condições do Baixo Alentejo! Uma boa solução para fazer face à falta da Auto Estrada... que deve vir a custar um balúrdio ao preço a que estão os buracos!
Beja mais parece já a Cidade Capital do Queixume! Ou é as queixas da queda da Torre mas que afinal ainda irá durar mais um século desde que arranjem as grades da janela, ou os "graves problemas" do Jardim Público mas que no final se deverá resumir a um fio eléctrico descarnado, ou as queixas das colectividades que ainda não se curaram da subsidio dependência ou as queixas da Presidente de Junta que ficou "pendurada" por esquecimento. E eu vou-me queixar do quê? Dos buracos das ruas, do lixo amontado fora dos contentores, da falta de emprego na região, do boy que dá a ideia que pouco mais faz que passear o fatinho novo na Praça, dos milhares de euros gastos em vencimentos com os "donos" da EDIA, da Turismo Alentejo, da EMAS, do inusitado perfume da SAPJU ou de um lugar para estacionar o meu jacto no Aeroporto de S. Brissos? E porque não acabarmos com as queixas e deitar mãos ao trabalho?
Se "há pessoas que ainda não perceberam o que é o turismo e a importância que o turismo tem para o desenvolvimento da nossa terra" há outras pelo contrário que aproveitam as potencialidades máximas desse "recurso regional"!
(...) Trata-se de “uma ambição” da ANA que, “embora não seja desmedida, não é fácil”, admitiu, frisando que a empresa vai “tentar tudo por tudo para ter uma operação de voos charter” a funcionar “a partir de Março de 2011, nem que seja uma vez por semana”.
Durante a visita a Beja e no contacto com os jovens o Presidente da República acabou por fazer uma revelação surpreendente, a de que também ele já tinha aderido ao FarmVille e desafiou-os nesse sentido!
O Governo face a este alarmante estudo lançado na Praça da República já tomou medidas sendo que a mais significativa é a declaração da raça Alentejana como uma raça em extinção e que importa, por isso, a todo o custo preservar! Ficam desde já, os Bejenses, privados de comboios durante um ano, serão canceladas as obras da futura Auto Estrada bem como todos os voos no Terminal Aéreo da ANA em S. Brissos. O Governo pretende assim, evitar o contágio com portugueses de outras regiões e, ao mesmo tempo evitar o êxodo em massa dos Alentejanos, devido ao receio de desaparecimento de um terço do território nacional.
Ai, esta não me escapa! Não tanto pelas confissões do bispo de Beja nem para descobrir como vive o abutre-preto na planície alentejana, mas a ideia de ficar a saber quais os segredos do dirigente comunista António Rodeia Machado, deixa-me em pulgas!
110 funcionários a dividir por 14 meses dá a bonita quantia de 2614,55 € em média na EDIA... já vi pior!
Ora, ajudem-me aí nas contas do COTR não vá a minha matemática estar errada! 1 director técnico, 8 colaboradores, 1 funcionário na gestão financeira e outro na área administrativa... dividindo 330.710,75 (52% do Orçamento) pelo pessoal dá... deixa cá ver, a dividir por 14 meses o valor de 2147,47 € em média por funcionário! Já vi orçamentos piores, confesso!