Dos 330 mil hectares de olival existentes em Portugal, «cerca de 40 por cento, em produção e área, estão localizados no Alentejo», (...) Dos 45 mil hectares de novos olivais que foram plantados nos últimos seis anos, «cerca de 70%» foram plantados no Alentejo, dos quais «quase 100% é olival de regadio», frisou Luís Vieira, referindo que tal «demonstra claramente a aptidão e a dinâmica do Alentejo para produzir um produto de grande qualidade como é o azeite».
Os vinhos do Alentejo representaram quase metade das vendas em Portugal em 2008 e mantêm uma "liderança destacada" no mercado dos vinhos certificados portugueses (..)
- É mais fácil agora pedir o jornal! - Como assim? - Fala em alentejano que a senhora percebe! ... - Dá-me o jornali, fáxabori? - Qual dêlis? ... - E agora? És cá um engracadinho!
A investigadora francesa Françoise Choay defendeu hoje em Beja, a reabilitação dos centros históricos das cidades para serem habitados e usados e não "objectos mortos" para "consumo mercantil" de turistas e com monumentos considerados "peças de museu intocáveis".
O nosso Alentejo continua a marcar pontos nos vinhos. Desta vez com uma Grande medalha de ouro para o Herdade dos Grous tinto 2007 no Concurso Mundial de Bruxelas.
(...) A dívida de alguns Municípios Associados para com a AMBAAL, atinge montantes muito elevados, podendo causar estrangulamentos de tesouraria e perturbar o regular funcionamento financeiro da Associação e por consequência a não satisfação dos seus próprios compromissos. in Relatório Gestão AMBAAL 2008