A probabilidade de escolha aeroportuária, a partir de dado local é conferida por um simples modelo Logit, onde as Utilidades Lineares, associadas a cada acesso (e respectivo Custo Generalizado –neste caso representado pelo Tempo) são introduzidas segundo a seguinte fórmula analítica:
Não percebeu? Diz o relatório que: "Fundamentalmente, a competição aeroportuária ao Sul do Tejo, com base em acessibilidades de tipo rodoviário, exerce-se sobretudo na Costa Alentejana, região de acolhimento de diversos PIN na área do Turismo. A introdução do “intruso” Beja, é particularmente notória na alteração do “hinterland” de Canha, afectando moderadamente Faro."E agora já apanhou a dica? Terá sido por isso e já a pensar no Mundial 2018 no Algarve que Bruxelas já deu uma ajudinha? E Beja fica à espera até quando? Quem devia saber dá a resposta em inglês: I don’t know exactly when, as it hasn’t been discussed, but it will preferably be during the first three months of next year!