Video do Abilio Francisco Conde
Foi-se o estado, continua a calamidade
Há 13 horas
Ali ó pé do girassoli aporrinhada ca vida deu-me pra prantar aqui umas cousas... Adepois saiu-me isto!
As abetardas estão a aumentar no Alentejo, a única região do país onde esta espécie continua a existir. Apesar de constar entre as aves ameaçadas, a população aumentou de 1150 exemplares, em 2001, para os actuais 1600. Para esta recuperação muito tem contribuído a zona do Campo Branco, em Castro Verde, onde residem cerca de 80 por cento das abetardas do país.
Com o propósito claro de promover o património e em paralelo mostrar as potencialidades do burgo, está a ser preparada a campanha "É só inBeja!". As actividades vão ter lugar todos os domingos de manhã a partir da torre de menagem onde serão gratuitamente distribuidos aos visitantes, monóculos para se observar com pormenor as obras do Aeroporto e da Auto-Estrada.O alentejano (e neste caso o Serafim) tem esta virtude de rir e de fazer rir... mesmo quando as piadas são sobre os alentejanos!
Por aqui as coisas estão tão adiantadas que até já está escolhido o vestuário das hospedeiras que realizarão o voo inaugural! O modelo foi idealizado pela ANA que ao que parece "vai ter um papel importante nesta infraestrutura aeroportuária"!
Não sei se em alentejano há alguma expressão para retratar cenas destas mas creio que o calão nacional até será mais fácil de aplicar! Talvez fosse bom transformar esta reflexão em normas de conduta obrigatórias para os nossos políticos, pois... falta construir Portugal!
Dizia Vergílio Ferreira que "A cultura não vem nos livros, nem nos cursos, nem nas salas de conferências, espectáculos, exposições com uísque ou a seco. A cultura é um problema que tem que ver com os nossos cromossomas e tem a dimensão secreta, oculta, privada, íntima, de uma vivência sagrada."